Disfunção Erétil

O que é disfunção erétil?

A disfunção erétil é a incapacidade do homem de atingir e/ou manter uma ereção peniana suficiente para uma relação sexual satisfatória com impacto negativo na qualidade de vida do indivíduo afetado e de seu parceiro.

Quantos homens são afetados pelo problema?

Estima-se que entre 20-30% da população masculina possua algum grau de disfunção erétil com uma tendência de aumento na prevalência com o aumento da idade. Até 50 % dos homens acima de 40 anos podem apresentar o problema.

Quais os fatores de risco para o surgimento da disfunção erétil?

Obesidade, diabetes, idade avançada, sedentarismo e tabagismo estão entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de disfunção erétil. Homens submetidos a procedimentos cirúrgicos na próstata ou em tratamento com radioterapia na região pélvica têm uma maior chance de apresentar o problema. Importante salientar a íntima relação entre disfunção erétil e a presença de doenças cardiovasculares.

Como é feito o diagnóstico?

A avaliação diagnóstica é feita através da história clínica e sexual relatada pelo paciente, exame físico adequado em conjunto com testes diagnósticos laboratoriais e de imagem. Alguns testes específicos podem ser indicados em algumas situações e uma avaliação psicológica pode ajudar na avaliação adequada do paciente.

Qual o tratamento da disfunção erétil?

O tratamento da disfunção erétil deve ser individualizado e depende da avaliação correta pelo médico urologista. Alteração no estilo de vida, tratamento psicoterápico, uso de medicações orais, tratamentos tópicos , reposição hormonal, ondas de choque, injeções intracavernosas e implante de próteses são algumas das opções disponíveis para o tratamento da disfunção erétil.

Dr. Thiago Seiji Carvalho da Silveira

Médico assistente do setor de Urologia do Hospital Servidor Público Municipal HSPM, Médico da Santa Casa de São Paulo e médico do Hospital Samaritano. Especialista em Urologia pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (2013). Possui Título de especialista em Urologia.

Mais sobre este assunto

Tratamentos para o câncer de próstata

Tratamentos para o Câncer de Próstata

Tratamentos para o câncer de próstata incluem vigilância ativa, cirurgia, radioterapia e terapias sistêmicas. Escolha a abordagem ideal com base no estágio da doença e sua saúde geral.

Prevenção do câncer de próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenir o câncer de próstata envolve uma alimentação saudável, exercícios regulares, redução do estresse e exames de rotina. Adote hábitos saudáveis e proteja sua saúde.