O que é ejaculação precoce?
Ejaculação precoce ou prematura é uma alteração sexual caracterizada pela incapacidade persistente ou recorrente de retardar a ejaculação na maioria dos intercursos sexuais. A ejaculação ocorre após estímulo sexual mínimo ou logo após a penetração. O impacto na qualidade de vida é significativo e causa de sensação de frustração e insegurança em relação a atividade sexual.
Quais os fatores de risco para ejaculação precoce?
Algumas condições como diabetes, obesidade, sedentarismo, infecções, alterações tireoidianas, experiências sexuais traumáticas já foram relacionados ao desenvolvimento da ejaculação precoce. Fatores relacionados a hipersensibilidade peniana e ansiedade também podem estar envolvidos. É um problema de provável etiologia multifatorial com componentes biológicos e psicológicos ainda não totalmente esclarecidos.
Como é feita a avaliação diagnóstica nos casos de ejaculação precoce?
A avaliação diagnóstica é baseada principalmente na história clínica e sexual do paciente. A história sexual deve ser detalhada buscando informações precisas acerca da vida sexual do paciente como: tempo estimado até a ejaculação, situações estressantes , estímulo sexual necessário para ejaculação, presença de disfunção erétil concomitante, entre outros.
É necessário realizar exames diagnósticos?
Na maioria dos casos não há necessidade de exames laboratoriais ou exames de imagens específicos. Caso haja suspeita de alguma condição médica específica após anamnese e exame físico adequados, podem ser necessários alguns exames direcionados ao problema identificado.
Como é feito o tratamento?
Algumas estratégias terapêuticas podem ser utilizadas no tratamento da ejaculação precoce. Uso de medicações via oral de uso contínuo ou sob demanda, em muitos casos, é a primeira linha de tratamento utilizada. Terapia comportamental, medicamentos tópicos ou a combinação de tratamentos também podem ser utilizadas e a melhor estratégia deve ser discutida com o médico urologista.
- CRM 126579
- RQE 66875
Médico assistente do setor de Urologia do Hospital Servidor Público Municipal HSPM, Médico da Santa Casa de São Paulo e médico do Hospital Samaritano. Especialista em Urologia pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (2013). Possui Título de especialista em Urologia.