Endourologia e litíase renal: diagnóstico e tratamento das pedras nos rins

O aparelho urinário e os rins são locais delicados e que precisam de tratamentos eficazes. Com a evolução da medicina e de instrumentos que permitem a manipulação de instrumentos endoscópicos, surge a endourologia, que permite a realização de procedimentos com cortes e incisões.

Com isso, o tratamento da litíase renal evolui, trazendo mais praticidade e conforto ao médico e ao paciente. Entenda melhor.

O que é a endourologia?

A endourologia é um segmento da urologia. Como o próprio nome já indica, ela trata dos procedimentos urológicos internos: endo, do grego, significa ‘dentro’, ‘interno’ e urologia é o ramo da medicina que dedica-se ao trato urinário masculino e feminino e, ainda, da parte reprodutora dos homens.

A endourologia consiste em técnicas para o tratamento de doenças urológicas, dentre elas a litíase renal (ou pedra nos rins), através do uso de microcâmera e utensílios variados que são introduzidos pela uretra ou por pequenas incisões em partes específicas, seja para examinar uretra, bexiga, ureter ou rins ou até mesmo para remover cálculos renais.

Veja também:
O que faz um urologista e quando consultá-lo

O que é a litíase renal?

A litíase renal é o nome mais utilizado pelo médicos para as famosas pedras nos rins. Também podem ser chamadas de cálculo renal ou nefrolitíase. Litíase é o nome técnico para as pequenas pedras que podem surgir em algumas glândulas ou órgãos, portanto, é importante especificar, nesse caso, que a litíase é renal.

A litíase renal pode surgir por diversos motivos, mas de modo geral, é pelo acúmulo de cristais nos rins, que agrupam-se em um formato semelhante a uma pequena pedra, que pode ir de 2 milímetros, que podem ser expelidas naturalmente, a até 6 centímetros, ocupando todo o  interior do rim e podendo ocasionar sua perda.

Veja também:
Cálculo renal: tudo o que você precisa saber

Os cálculos renais podem ser formados por diferentes substâncias, sendo a mais comum, oxalato de cálcio. Portanto, após expelir a pedra ou removê-la cirurgicamente, é importante fazer a análise laboratorial para descobrir o que a originou. Isso será eficaz para a prevenção de futuros cálculos.

Como é o tratamento da litíase renal através da endourologia?

A remoção cirúrgica da litíase renal é necessária quando a pedra começa a causar cólicas e não é expelida naturalmente depois de certo tempo. Nesse caso, ela precisa ser removida para preservar a saúde do rim. O urologista, através de exames, indicará a melhor maneira de remoção da litíase. Dentre as mais utilizadas estão:

Ureteroscopia

Na ureteroscopia, introduz-se uma câmera minúscula pela uretra até o local da litíase. Lá, os litotridores, introduzidos pelo mesmo canal, fragmenta a pedra e outro instrumento chamado basket, que assemelha-se a uma pequena cesta que pode expandir-se e contrair-se, remove os fragmentos da litíase. Não há incisões e a recuperação é extremamente acelerada. Pode ser utilizada para pedras com menos de 2 centímetros.

Cirurgia Renal Percutânea

Neste procedimento, também é chamado de nefrolitotomia, o médico faz uma pequena incisão na região lombar e insere uma câmera através da qual localiza-se a pedra, que será removida depois de sua fragmentação. É semelhante à ureteroscopia, mas com a necessidade de incisão lateral e recomendada para pedras maiores

No que mais a endourologia pode ser útil?

As soluções da endourologia para o tratamento de litíase renal são as mais conhecidas e procuradas. No entanto, também é possível a remoção de alguns tumores da bexiga ou rins. Até mesmo certo problemas na próstata podem ser solucionados através da endourologia.

Quais as vantagens desses procedimentos?

Tanto para o tratamento da litíase renal quanto para outros fins, a endourologia mostra-se bastante eficaz e assertiva, pois diminui o tempo cirúrgico e de recuperação do paciente, já que grandes incisões não são necessárias e as complicações são bastante reduzidas. 

Não deixe de verificar a saúde dos seus rins!

Ao primeiro sinal de litíase renal, você deve procurar um urologista para saber como proceder. Os cálculos, se negligenciados, podem levar à perda do rim. Portanto, se sentir uma dor na lombar que não muda conforme a posição, procure um médico. E, para prevenir, tome sempre bastante água!

Aqui na Urobrasil temos os melhores especialistas em endourologia, agende sua consulta para saber como podemos te ajudar!

Mais sobre este assunto

Tratamentos para o câncer de próstata

Tratamentos para o Câncer de Próstata

Tratamentos para o câncer de próstata incluem vigilância ativa, cirurgia, radioterapia e terapias sistêmicas. Escolha a abordagem ideal com base no estágio da doença e sua saúde geral.

Prevenção do câncer de próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenir o câncer de próstata envolve uma alimentação saudável, exercícios regulares, redução do estresse e exames de rotina. Adote hábitos saudáveis e proteja sua saúde.

Novo número de WhatsApp

Informamos que a partir do dia 27/09/24, a Urobrasil passa a realizar o atendimento WhatsApp em um novo número. Salve em seus contatos:

(11) 4329-9423