O resultado foi hiperplasia benigna da próstata? Não se desespere!

Acompanhar a saúde do organismo requer disciplina e a consulta a profissionais qualificados e experientes. Ao irem ao urologista, muitos homens ficam apavorados ao ouvir o resultado do exame: hiperplasia benigna da próstata, pois já a associam ao câncer que atinge esta glândula.

Muita gente realiza os exames solicitados, mas acaba saindo do consultório sem compreender bem qual foi o diagnóstico e quais os possíveis tratamentos. Porém, você sabe a diferença entre eles? Confira com detalhes as causas, os sintomas e tratamentos a seguir!

A importância da próstata

O primeiro aspecto é saber por que a próstata é importante. A próstata se localiza entre a uretra e a bexiga do homem e está à frente do reto (porção final do intestino). Este órgão é uma glândula que normalmente apresenta o tamanho similar ao de uma noz e compõe o aparelho reprodutor masculino.

A partir da ação da testosterona, essa glândula começa a se desenvolver durante a adolescência. É importante saber que a próstata produz um líquido alcalino que compõe entre 10% e 30% do sêmen e que é acrescido do esperma durante a ejaculação. Nesse processo, a secreção prostática contém enzimas e minerais que protegem e nutrem os espermatozóides.

Hiperplasia benigna x Câncer de próstata

Os problemas que comumente afetam o funcionamento da próstata são a prostatite, o câncer e a hiperplasia benigna da próstata. Esses quadros clínicos costumam estar associados, respectivamente, a infecções de vírus ou bactérias, à herança genética ou a alterações hormonais. Uma situação comum no cotidiano de urologistas é a confusão que pacientes fazem entre a hiperplasia benigna de próstata e o câncer nessa glândula. Porém, os dois quadros clínicos são bem distintos.

A hiperplasia benigna da próstata, popularmente conhecida como próstata aumentada, ocorre quando este órgão apresenta um tamanho maior do que o normal e é bastante comum durante o envelhecimento (sobretudo a partir dos 50 anos de idade). Os sintomas clássicos deste quadro clínico são o aumento da frequência de urinar, jato de urina fraco e dificuldade para esvaziar totalmente a bexiga. 

Por outro lado, o câncer de próstata ocorre quando um tumor afeta essa glândula. O diagnóstico é confirmado após a realização de exames como biópsia, que é indicada após a constatação de alterações no exame de sangue (PSA) ou no toque retal. Tais exames só podem ser feitos a partir da prescrição de um médico especialista.

Vale ressaltar que, em sua fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa e muitos pacientes não apresentam sintomas. Ou, quando apresentam, eles podem ser parecidos aos sintomas da hiperplasia benigna da próstata (dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais frequentemente). Porém, na fase avançada, o câncer de próstata pode provocar sintomas urinários mais intensos e dor óssea, chegando até a quadros mais graves de insuficiência renal e infecção generalizada.

Causas e tratamento da hiperplasia benigna da próstata

Entre as causas mais comuns da hiperplasia benigna da próstata estão o histórico familiar deste problema, doenças cardíacas, diabetes e dieta rica em gordura. O tratamento desse quadro clínico pode exigir remédios para relaxar o músculo da próstata (como bloqueadores alfa) e hormônios para diminuir o tamanho dela (como inibidores da 5-alfa-redutase). Em alguns casos, pode ser preciso cirurgia para remover parte da próstata.

É importante lembrar que o tratamento para este quadro clínico depende de fatores como a idade do homem, o tamanho da próstata e os sintomas. É preciso sempre consultar um urologista qualificado para obter um diagnóstico preciso e uma indicação de tratamento adequado para o seu caso. Vale lembrar que, embora o avanço da idade aumente as chances de desenvolver esta quadro, homens jovens podem apresentá-lo também.

Por isso, se você tem apresentado sintomas de hiperplasia benigna da próstata, agende uma consulta com um urologista da Urobrasil em nosso site. Com a nossa equipe altamente qualificada e experiente, você pode ter o melhor acompanhamento e sair do consultório com todas as dúvidas solucoinadas!

Mais sobre este assunto

Tratamentos para o câncer de próstata

Tratamentos para o Câncer de Próstata

Tratamentos para o câncer de próstata incluem vigilância ativa, cirurgia, radioterapia e terapias sistêmicas. Escolha a abordagem ideal com base no estágio da doença e sua saúde geral.

Prevenção do câncer de próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenir o câncer de próstata envolve uma alimentação saudável, exercícios regulares, redução do estresse e exames de rotina. Adote hábitos saudáveis e proteja sua saúde.