Sintomas
A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição caracterizada pelo aumento da próstata sendo o tumor benigno mais comum no homem. Com o avançar da idade é normal que a próstata aumente de tamanho, porém nem todos os homens terão sintomas urinários. Os sintomas surgem quando esse crescimento comprime a uretra, canal da urina, dificultando o esvaziamento da bexiga, resultando em sintomas como jato urinário fraco e aumento do número de idas ao banheiro. Se não houver tratamento, podem ocorrer complicações como retenção urinária (incapacidade de urinar), cálculos na bexiga, infecção urinária e insuficiência renal.
Epidemiologia
Estima-se que aos 80 anos quase 90% dos homens terão hiperplasia prostática benigna. Cerca de 25% dos de até 50 anos terão sintomas relacionados a HPB, ao passo que aos 80 anos quase metade dos homens terão sintomas com necessidade de tratamento.
Diagnóstico
O diagnóstico é fundamentado nos sintomas e exame físico realizado pelo urologista, incluindo o toque retal para a avaliação da próstata. Exames como USG transabdominal da próstata e PSA podem auxiliar o médico.
Prevenção
Existe fator genético associado, quem tem pai ou irmão com sintomas de HPB tem até 3x mais chance de desenvolver o mesmo problema. Além disso, a síndrome metabólica que envolve obesidade, alterações de colesterol e resistência a insulina (diabetes) também favorecem o desenvolvimento da condição.
Tratamento
Todo homem deve realizar o check-up com o urologista a fim de avaliar e acompanhar prováveis sintomas de HPB. O tratamento inicial pode ser feito com medicações que melhoram o esvaziamento da bexiga e inibem o crescimento da glândula. Quando há sintomas mais severos ou complicações, cirurgia pode ser necessária.
- CRM 141371
- RQE 61054
Médico Assistente do Setor de Urologia do Hospital Servidor Público Municipal (HSPM), Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP) e Hospital Samaritano. É professor do Curso de Medicina da UniNove. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Possui certificação para atuar em cirurgia robótica (Urologia) pela Intuitive Surgical Inc. no da Vinci Surgical System. Residência Médica em Urologia pelo HSPM. Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Médico graduado pela Universidade de Brasília (UnB). Possui diversos trabalhos publicados em congressos e artigos publicados em periódicos. Experiência no Exterior: Clerkship em Harvard Medial School, Boston, EUA.