O que é enurese noturna?
A enurese noturna, nada mais é do que um hábito involuntário de urinar durante a noite, mais especificamente durante o sono. A doença atinge principalmente crianças e adolescentes, mas isso não significa que o problema também não possa atingir adultos.
O que causa a enurese noturna?
A enurese noturna ainda não apresenta uma causa determinante, porém profissionais da saúde defendem que vários fatores podem causar ou contribuir com a patologia, de acordo com o Dr. Julio Geminiani da Urobrasil, histórico médico e genético devem ser avaliados para descobrir as causas da complicação, “Infecção do trato urinário, apneia do sono, problemas estruturais no trato urinário ou no sistema nervoso, e diabetes tipo um, podem ser alguns dos motivos que geram a enurese”, afirma.
Além disso, alguns fatores de risco também têm sido ligados a doença como histórico familiar, uso de remédios para dormir, estresse, ansiedade e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Estima-se também, que a doença é duas vezes mais comum em meninos do que em meninas.
Como é o tratamento?
As opções de tratamento variam de acordo com as características e necessidades de cada paciente. No caso dos adultos, a doença pode ser controlada com o uso de medicamentos, existem vários tipos de tratamentos, com resultados que variam de 60% a 80% de cura, ao longo do processo. De acordo com o Dr. Dr. Julio Geminiani, da Urobrasil, existem alguns hábitos que podem ser inseridos na rotina para melhorar a qualidade de vida do paciente, como “Ir ao banheiro mesmo sem ter vontade de urinar, fisioterapia e limitar a quantidade de líquido ingerida durante a noite podem auxiliar na reeducação do sistema urinário”, conta.
Apoio, compreensão e um urologista são fundamentais
Sentimentos como embaraço e frustrações fazem parte da rotina de quem sofre com o problema. O apoio das pessoas que convivem com quem sofre de enurese noturna é essencial. Outras doenças podem estar por trás do problema. Por isso, a procura de um urologista é primordial para alcançar o tratamento adequado e resgatar a qualidade de vida do paciente.