Litíase ou Cálculo Renal

Sintomas

A litíase ou cálculo urinário é uma condição causada pela precipitação anormal de cristais no sistema urinário gerando a formação de cálculos (pedra nos rins). É mais frequente em homens do que em mulheres, crianças e idosos. Os casos de cálculos vêm aumentando nos últimos anos, provavelmente devido ao estilo de vida da população atual. Na maioria dos casos, os cálculos são formados por cálcio, em sua maioria, por oxalato de cálcio.

A dor em cólica é o principal sintoma, ocorre de forma intensa e súbita, principalmente quando o cálculo se desloca à bexiga, levando o paciente a procurar o pronto-socorro. A dor geralmente inicia nas costas, podendo irradiar para abdome inferior e testículos/vagina.

Cálculos pequenos e localizados em cálices dos rins podem ser silenciosos, não causando sintoma algum.

Diagnóstico

É feito pela história clínica e confirmado por exame de imagem, sendo o melhor exame a tomografia computadorizada que mostra o tamanho, localização e dureza do cálculo. Todas essas informações são relevantes para tratamento e acompanhamento do paciente.

Prevenção

Hidratar-se bem é fundamental! Ingerir pelo menos 2 litros de agua por dia é o ideal, resultando em urina clara durante todo o dia. Melhorar a dieta é o segundo passo! Diminuir a ingestão de sal e de produtos industrializados em que o sódio é usado como conservante. Não exagerar em proteínas animais também ajuda!

Praticar exercícios físicos regularmente e manter a forma são outras medidas que diminuem a formação de cálculos!

Tratamento

Existem várias formas de tratamento a depender do estado clínico do paciente, do tamanho, localização e dureza do cálculo. A litotripsia extra-corpórea é uma forma não-invasiva de fragmentar o cálculo com ondas de choque e posteriormente os fragmentos podem ser eliminados de forma espontânea. Cirurgias minimamente invasivas endoscópicas são amplamente utilizadas para eliminar os cálculos através de orifício natural (uretra). Cirurgias maiores são exceção mas podem ser necessárias em cálculos grandes.

Dr. Octavio Henrique Arcos Campos

Médico Assistente do Setor de Urologia do Hospital Servidor Público Municipal (HSPM), Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP) e Hospital Samaritano. É professor do Curso de Medicina da UniNove. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Possui certificação para atuar em cirurgia robótica (Urologia) pela Intuitive Surgical Inc. no da Vinci Surgical System. Residência Médica em Urologia pelo HSPM. Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Médico graduado pela Universidade de Brasília (UnB). Possui diversos trabalhos publicados em congressos e artigos publicados em periódicos. Experiência no Exterior: Clerkship em Harvard Medial School, Boston, EUA.

Conteúdo do artigo

Mais sobre este assunto