Dor ao urinar: o que pode ser?

Dor ou queimação ao urinar são sintomas que podem afetar homens e mulheres de todas as idades, e podem indicar que algo não está funcionando bem no trato urinário ou em órgãos adjacentes. As causas variam desde condições simples e facilmente tratáveis até problemas mais graves que requerem atenção médica imediata. Entenda a seguir possíveis causas deste incômodo.

1. Infecção urinária

Trata-se de uma das causas mais comuns de dor ao urinar, e é causada pela entrada de bactérias no sistema urinário Essa patologia é mais comum em mulheres, por terem a uretra mais curta, o que facilita a entrada de bactérias e sua proliferação.

Além do incômodo, outros sinais podem indicar infecção urinária, como: vontade urgente para urinar, mas em pouca quantidade; dificuldade para começar a urinar; urina turva com cheiro intenso e desagradável; queimação ao urinar; e quando a infecção urinária  atinge os Rins é chamada de infecção urinária alta e podendo ter febre, calafrios e septicemia.

Para diagnóstico, um urologista deve ser consultado imediatamente. O tratamento, normalmente, costuma ser à base de antibióticos.

2. Cistite

A cistite é uma infecção que afeta a bexiga e que causa outros sintomas, como: vontade frequente de urinar; sensação de ardor; presença de sangue na urina; febre; mal-estar geral; e urina turva ou escura.

O tratamento também é feito através de antibióticos recomendados pelo médico urologista.

3. Uretrite

A uretrite é uma infecção da uretra, canal que transporta a urina da bexiga até o exterior do corpo. Pode ser causada por fungos, vírus ou bactérias, incluindo aquelas que são sexualmente transmitidas (as causas mais comuns).

Além da dor ao urinar, essa patologia causa uma necessidade frequente ou urgente de urinar e, algumas vezes, uma secreção. O tratamento costuma ser feito com a administração de antibióticos. 

4. Pedra nos rins

Também chamada de cálculo renal, essa patologia é causada por formações endurecidas que se formam nos rins ou na bexiga, resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina. 

Os principais sintomas são: dor muito forte, quase insuportável, que começa nas costas e se irradia para o abdômen em direção à virilha; náuseas e vômitos; sangue na urina; suspensão ou diminuição do fluxo urinário; necessidade de urinar com mais frequência.

O tratamento pode ser clínico, com medicamentos para o controle da dor e para auxiliar na eliminação espontânea do cálculo. Em quadros mais graves, pode haver a necessidade de intervenção cirúrgica para retirar o cálculo dos rins ou do ureter após sua fragmentação.

Você sabia que a Urobrasil possui uma linha exclusiva de cuidado para litíase (pedra nos rins)? O programa foca no acompanhamento de pacientes em todas as possíveis fases da doença, oferecendo suporte em momentos de dor, auxiliando com informações e orientações que impactam diretamente na qualidade de vida da pessoa diagnosticada com esta patologia.

Para saber mais sobre a nossa Linha de Cuidado para Litíase da Urobrasil, entre em contato com nosso time pelo WhatsApp, telefone ou site!

Ao primeiro sinal de alguns dos sintomas citados, procure um urologista para diagnóstico e tratamento. Quanto antes um problema é tratado, menores são os impactos negativos em nossa qualidade de vida.

Mais sobre este assunto

O que causa Pedra nos Rins?

Descubra as causas das pedras nos rins, incluindo dieta, hidratação, condições médicas, genética e medicamentos. Saiba como prevenir e tratar. Agende uma consulta.