A fimose é uma condição onde o prepúcio (pele que cobre a cabeça do pênis) se encontra estreitado, impedindo a exteriorização completa da glande peniana. Além da dificuldade de higienização, o problema causa uma maior probabilidade de infecções locais e urinárias. Na vida adulta, a fimose pode causar desconforto e dor durante a ereção, atrapalhando o ato sexual e levando à formação de uma película branca com odor desagradável.
O Dr. Vitor Buonfiglio, urologista da Urobrasil, responde às principais dúvidas sobre a patologia. Confira:
A fimose tem origem genética?
Ainda não foi apresentado nenhum estudo que comprove que a fimose está relacionada a fatores genéticos.
É verdade que a pele que envolve o pênis pode sumir com o passar do tempo?
Normalmente o prepúcio se desloca antes da criança atingir os 3 anos de idade, nos casos em que isso não ocorre, a procura de um médico para solucionar o problema é essencial, evitando assim, complicações futuras.
Fazer massagem durante o banho com cremes ou pomadas ajuda?
Este procedimento é indicado apenas nos casos de acolamento (quando o prepúcio fica grudado à glande). A massagem deve ser orientada por um médico, uma vez que, feita em excesso pode esgarçar a pele, prejudicando a região.
Quando a cirurgia de circuncisão deve ser feita?
A cirurgia é indicada quando o problema leva a infecções. Para os casos em que não houve infecção, mas a pele também não se deslocou, é indicada a cirurgia, que dever feita antes da puberdade, entre os 7 e 10 anos de idade.
Depois da cirurgia, qual é o tempo de cicatrização?
Geralmente, em 10 dias todos os pontos já caíram e não há mais sinal de inchaço. Porém, é aconselhável que por mais 3 semanas o paciente evite atos sexual e atividades que ofereçam riscos de contusão.
Quais são os cuidados pós-operatórios?
O cirurgião indica uma pomada cicatrizante e não aderente para conter o inchaço. Ele também dirá o tempo que será usada e se o curativo deverá ou não ser feito. Seguir à risca todas as orientações médicas é primordial para uma recuperação rápida e satisfatória.
Depois da cirurgia de fimose, o pênis diminui ou perde a sensibilidade?
O pênis continua do mesmo tamanho. Já a sensibilidade pode ser alterada com o passar do tempo após o procedimento, porém, mesmo com a pequena diminuição da sensibilidade, a relação sexual e o prazer não são afetados. Em outros casos, a cirurgia pode elevar o prazer, uma vez que antes da operação a glande ficava coberta pela pele.