Cerca de 15% da população masculina é portadora da doença que é uma das causas mais comuns da infertilidade entre os homens.
O que é a varicocele
A varicocele, conhecida popularmente como varizes do testículo ou varizes do escroto acontece quando há uma dilatação das veias que estão dentro do escroto, a bolsa de pele solta abaixo do pênis que detém os testículos. A condição é bastante parecida com a que acontece nas pernas, no caso das famosas varizes.
Atualmente, a varicocele é reconhecida como a principal causa de infertilidade masculina. Estima-se que de cada 10 homens avaliados com suspeita de infertilidade masculina, cerca de 4 a 5 têm a doença.
Como ocorre a varicocele
Em relação às causas da doença, é importante ressaltar que o cordão espermático é responsável por transportar o sangue para os testículos. Ainda hoje, não são totalmente claras para a ciência quais são os motivos que levam a varicocele, mas muitos especialistas acreditam que a doença se forma quando as válvulas de dentro das veias do cordão espermático impedem que o sangue flua adequadamente. Isso faz com que o sangue recue, causando inchaço e alargamento das veias. O processo é quase o mesmo que leva à formação de varizes.
De acordo com o Dr. Vitor Buonfiglio, urologista da Urobrasil, “A varicocele pode ocorrer em um dos testículos, ou até mesmo ambos, porém, cerca de 80% dos casos a doença ocorre nos dois testículos, mas é mais predominante do lado esquerdo por causa da posição da veia.”, afirma.
Sendo mais comum na puberdade, entre jovens de 15 e os 25 anos, a idade é o único fator de risco que efetivamente contribui para o desenvolvimento do problema. Contudo, pesquisas já indicaram que o excesso de peso também pode estar relacionado à ocorrência de varicocele, mas ainda não há comprovações científicas.
Quais os sinais e sintomas
Os homens com varicocele normalmente não manifestam sinais ou sintomas, são raros os casos em que há relatos de dor, mas pode acontecer devido à prática de exercícios físicos muito pesados. Segundo o Dr. Vitor, “Com o passar do tempo, a varicocele pode aumentar de tamanho e tornar-se mais visível, por isso, é sempre importante realizar exames de rotina, já que a doença pode ser descoberta somente durante exame físico ou em avaliação de infertilidade”, conta.
Existe um tratamento para a doença?
Muitas vezes, a varicocele não requer tratamento, mas é indicado o acompanhamento médico em caso de dor, inchaço ou se estiver tendo problemas de fertilidade, pois algumas condições que podem causar dores no testículo podem precisar de tratamento imediato.
“Caso o paciente sinta dor ou apresente outros sintomas, como atrofia testicular ou infertilidade pode precisar ser submetido à reparação cirúrgica das varicoceles. O objetivo da cirurgia é fechar as veias afetadas para desviar o fluxo de sangue para as veias normais. Em casos de infertilidade masculina, o tratamento pode melhorar ou até mesmo acabar com o problema, já que ajuda a melhorar a qualidade dos espermatozoides e até a aumentar sua produção.”, conclui o especialista.
Se necessário, consulte seu médico para saber qual a melhor opção para o seu caso.