Falar sobre masturbação masculina nem sempre é um assunto fácil. Além dos tabus que permeiam o tema, pouco se fala sobre os riscos envolvidos nos diferentes métodos utilizados ou sobre a sua importância para a saúde do homem. Leia mais sobre aqui.
Os perigos associados à masturbação masculina
A masturbação em si, seja para homens ou mulheres, não traz perigos para a saúde das pessoas. Trata-se de uma ação natural e que ainda contribui para o conhecimento sobre o próprio corpo e zonas de prazer. Entretanto, os métodos envolvidos e compartilhados em fóruns na internet que podem ser arriscados e colocar a saúde de quem as utiliza em risco.
O uso de frutas, por exemplo, como retratado em muitos filmes é um método largamente utilizado, mas que pode aumentar a chance do homem desenvolver alergias ou infecções na região genital. Além disso, o atrito provocado pelo uso de frutas e outros objetos pode causar feridas que servem como portas de infecções e por aí vai…
Masturbar-se, portanto, não é o problema! Porém busque se informar antes de se aventurar em novas metodologias.
Os benefícios associados à masturbação masculina
A masturbação masculina também traz consigo benefícios, como os que podemos citar:
- Fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico (assim como qualquer atividade sexual), prevenindo impotência sexual e incontinência urinária;
- Previne o câncer de próstata, pois estudos indicam que o aumento no número de ejaculações está associado ao menor risco de desenvolver esse tipo de câncer;
- Auxilia na melhora do humor, pois o orgasmo provocado estimula a produção de neurotransmissores que geram bem-estar, como a serotonina;
- Pode aumentar a produção de anticorpos e turbinar a imunidade;
- Depois de uma masturbação, no ato sexual pode retardar o tempo de ejaculação.
ATENÇÃO: Existem muitos mitos sobre a prática da masturbação masculina, como a ideia de que adolescentes que se masturbam com maior frequência irão apresentar um número maior de espinhas pelo rosto e pelo corpo. Todavia, como qualquer ação que traz prazer, a masturbação masculina pode se tornar um vício prejudicial para a vida social e familiar dos homens. Por isso, é importante que possamos combater o tabu e falar abertamente sobre o tema a fim de garantir que essa prática natural seja também saudável.
Leia mais sobre o assunto na matéria publicada pela UOL, com minha participação, sobre os benefícios e perigos da masturbação, basta clicar aqui.
Se deseja tirar mais dúvidas, você pode encontrar um time de especialistas em urologia e que se ocupam nos diferentes segmentos de atuação na Urobrasil. Marque uma consulta online, sem sair de casa, aqui.
- CRM 87328
- RQE 46787
Formado em Medicina pela UNIFESP, com residência em Urologia pela mesma instituição, o Dr Alex Meller atua como diretor clínico da Urobrasil desde de 2010, e tem diversas contribuições significativas na área de urologia, sendo algumas delas como:
Médico assistente da Disciplina de Urologia da UNIFESP – Escola Paulista de Medicina
Vice-chefe do setor de Endourologia e Litíase Renal da Disciplina de Urologia – UNIFESP/EPM
Delegado representante do Brasil na Sociedade Mundial de Endourologia (Endourological Society) entre os anos de 2018 a 2021
Coordenador do setor de Endourologia e Litíase Renal da Sociedade Brasileira de Urologia na Gestão 2016/2017
Autor de artigos científicos, capítulos de livros e palestras em Endourologia e Cálculo Renal
Membro do corpo clínico dos mais renomados hospitais de São Paulo