Seg./Sex. 10h às 16h

Câncer de Pênis

O que é câncer de pênis?

É a neoplasia maligna com origem na pele que recobre o pênis. Geralmente têm início no epitélio interno do prepúcio (pele que recobre o pênis) ou na glande do pênis (cabeça do pênis). O Carcinoma de células escamosas é o tipo mais comum.

É um tipo de câncer comum?

Não. A incidência varia em várias partes do mundo, sendo mais comum em países do sudeste asiático, Ámerica do Sul e em algumas regiões do continente africano. No Brasil a incidência estimada é de cerda de 8 casos/100.000 habitantes.

Quais os fatores de risco para o câncer de pênis?

Os principais fatores de risco são: presença de fimose, infecção por vírus HPV, baixo status sócio-econômico, tabagismo, infecções penianas crônicas (balanopostite), indivíduos com múltiplos parceiros sexuais e início precoce da vida sexual.

Como é feito o diagnóstico?

Após suspeita clínica através de anamnese e exame físico o diagnóstico definitivo geralmente é feito através da realização de biópsia peniana. Exames adicionais de imagem são realizados para estadiamento da doença.

Existe tratamento?

Sim. O tratamento do câncer de pênis envolve a realização de cirurgia (penectomia parcial ou total) associado em alguns casos a retirada de linfonodos (gânglios) da região inguinal (virilha). Pode ser necessário a realização de quimioterapia e radioterapia dependendo da extensão da doença. A cirurgia pode ser mutiladora em muitos casos e um seguimento multidisciplinar é fundamental no acompanhamento dos pacientes.

Médico Responsável: Thiago Seiji (CRM 126579)

Nossas Unidades

Conte com a Urobrasil para cuidar de você

Unidade Higienópolis

Unidade Tatuapé

A clínica Urobrasil possui uma infraestrutura de alto padrão para atender com qualidade e excelência pacientes particulares e de convênios. Toda equipe de urologia possui residência médica reconhecida pelo MEC (Ministério da educação).

Rua Pará, 76 | 2º and. - Cj. 21-22
São Paulo/SP
Rua Apucarana, 272 – 11° and. – Cj. 1108
São Paulo/SP
WhatsApp
Scroll Up