Um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) com dados do Sistema de Informação Ambulatorial do Ministério da Saúde aponta que o número de atendimentos de adolescentes meninos entre 12 a 18 anos ao urologista é 18 vezes menor que o de atendimentos de meninas ao ginecologista da mesma faixa etária.
Ainda falando sobre as idades citadas acima, dados do Ministério da Saúde mostram que em 2021 foram registrados 189.943 atendimentos ginecológicos femininos contra 10.673 atendimentos masculinos por urologista.
Por que a frequência é tão baixa?
Especialistas afirmam que a cultura de que “homem só vai ao médico quando está doente” pode trazer prejuízos à saúde a longo prazo. Outro fator é que, quando se diz respeito às consultas com urologistas, o preconceito e a desinformação ainda é grande.
Outros fatores que colaboram para esse cenário dizem respeito aos meninos não sentirem importância em realizar visitas periódicas ao médico simplesmente porque não têm ideia do que isso pode trazer em termos de benefício ou, até mesmo, por falta de incentivo familiar ou informação.
Qual é a importância de ir ao urologista desde cedo?
A visita ao médico urologista nessa idade é muito importante para avaliações de vários quesitos, como condições gerais de saúde, noções sobre a higiene correta do corpo e dos órgãos genitais, além de reforçar a necessidade de se prevenir contra os cânceres provocados pelo vírus HPV, o que pode ser feito com a vacinação gratuita oferecida aos adolescentes pelo SUS.
Orientações sobre ISTs, paternidade responsável e prevenção de gravidez indesejada; uso correto do preservativo são outros pontos importantes e vitais que são raramente discutidos de maneira correta fora do consultório médico, mas são abordados pelo especialista durante uma consulta.
O urologista também ensina o jovem paciente a identificar e adotar medidas preventivas contra o desenvolvimento de possíveis doenças; quais são os fatores hereditários e comportamentais; fornece orientações sobre o autoexame para detecção de anormalidades como varicocele (veias dilatadas nos testículos que podem levar à infertilidade), hérnias, testículos mal descidos e tumores no órgão.
Como saber quando é a hora de ir ao urologista?
O ideal é que a primeira consulta com o urologista aconteça no início da puberdade, por volta dos 10 a 12 anos, antes de iniciar a vida sexual e mesmo depois de iniciá-la.
Agende uma consulta com nossos especialistas pelo site, telefone ou WhatsApp e ajude quem você ama a se prevenir desde cedo.