A masculinidade tóxica afeta a saúde emocional e física do homem. Desconstruir os estigmas é preciso. Saiba do que se trata e como podemos trabalhar para reverter isso.
Conceitos como masculino e feminino vêm sendo construídos e modificados durante anos. Mulher tem que ter cabelo comprido e ser delicada, homem não pode chorar nem ser sensível, são algumas “regras” de gênero impostas pela sociedade.
Essas ideias podem ser bem prejudiciais para ambos os sexos. Nem só as mulheres sofrem com as regras impostas pela sociedade e pelo machismo. Para os homens, os problemas surgem através da masculinidade tóxica.
Mas o que isso significa e como pode prejudicar a saúde dos homens? Continue lendo para descobrir!
O que é masculinidade tóxica?
Quem nunca ouviu falar que homem de verdade não chora? Essa é só uma das várias ideias equivocadas sobre masculinidade que são disseminadas pelas pessoas.
Quando um homem demonstra sensibilidade ou cuida da própria aparência, por exemplo, ele pode muitas vezes ser ridicularizado. Esse ato de oprimir os homens quando não se comportam de acordo com o que a sociedade impõe, cria um conceito de masculinidade nocivo, que os impede de viver com plenitude suas experiências, pois estão presos a amarras sociais.
Prejuízo para os homens
A masculinidade tóxica prejudica os homens quando os impede de procurar ajuda, pois exige que sejam sempre fortes e auto suficientes. Ela pode atrapalhar os homens na hora de buscar os cuidados de um médico ou psicólogo, por exemplo. Exames como os de próstata podem ser um grande tabu, quando na verdade é essencial para garantir a saúde dos homens.
Esse tipo de masculinidade pode levar os homens a se envolverem muito mais em brigas, como as de trânsito, pois ela incita que eles devam sempre ser brutos e violentos. Ou seja, a masculinidade tóxica é um problema de saúde pública, pois afasta os homens dos cuidados básicos e os aproxima da violência.
Nas relações pessoais, a masculinidade tóxica atrapalha os homens na hora de expressarem seus sentimentos e de se comunicarem. Desde cedo as meninas são ensinadas a falar sobre sentimentos e relacionamentos, enquanto os homens são afastados desses temas, o que os torna muito menos experientes e mais imaturos quando se trata de sentimentos.
Quando crescem, a tendência é terem muita dificuldade para se relacionar. Toda essa pressão para serem sempre fortes e durões pode levar muitos homens a reprimir seus sentimentos e não buscar ajuda em casos de problemas psicológicos como ansiedade e depressão.
Leia também: Como é realizado o exame da próstata?
Como desconstruir a masculinidade tóxica?
Certamente desconstruir esses conceitos impregnados na cabeça das pessoas não é uma tarefa fácil, tão pouco acontecerá da noite para o dia. Porém, é um trabalho que certamente valerá a pena, pois trata-se de preservar a saúde física e mental dos homens, além de proteger as mulheres contra a violência que a masculinidade pode gerar.
Sempre é possível se perguntar da onde estão vindo nossos pensamentos e preconceitos e ir, aos poucos, desconstruindo-os.Os homens precisam começar a olhar para si mesmos como indivíduos que necessitam e merecem de cuidados, que possuem fragilidades e isso não é motivo de vergonha.
Você pode começar a fazer isso cuidando da sua saúde e marcando hoje uma consulta com um urologista na clinica Unix! Temos os melhores profissionais para atendê-lo com qualidade e segurança, afinal, se cuidar é coisa de homem sim!