Problemas de ereção: o que pode estar acontecendo?

Para o homem, ter e manter uma ereção é algo muito importante, tanto para a sua autoestima quanto para o desempenho que ele mesmo espera de suas relações sexuais.

No entanto, alguns problemas de ereção podem ocorrer e eles são bem comuns, inclusive, ao contrário do que muitos homens pensam.

Antes de nos aprofundarmos mais no assunto, já queremos salientar que é preciso encarar esses problemas com naturalidade, afinal, somos seres humanos e podemos enfrentar situações em que nosso corpo não responde como gostaríamos, certo?

O que são os problemas de ereção?

É quando o homem não consegue ter uma ereção que seja suficiente para a penetração ou quando o pênis não se mantém ereto por mais do que 3 minutos. As causas desses problemas podem ser orgânicas ou psicológicas.

Por que os problemas de ereção ocorrem?

Essa é a pergunta já feita por todo homem – sim, por todo homem, pois todo ele já enfrentou alguma situação na vida sexual em que não conseguiu ter uma ereção que julgou satisfatória – apesar de isso, em si, não se considerado problema de ereção.

Para a medicina, os problemas de ereção podem ocorrer de duas formas: através de fatores orgânicos ou psicológicos. Vamos explorar um a um.

Problemas de ereção de causa orgânica

Quando a causa é orgânica, o início do problema é gradual, ou seja, vem surgindo pouco a pouco e vai evoluindo constantemente. Além disso, nesse caso, os problemas acontecem tanto nas relações sexuais quanto na prática da masturbação.

Isso quer dizer que, por mais que não hajam fatores sociais ou de estresse envolvidos, o homem não consegue ter uma ereção satisfatória, o pênis não fica totalmente ereto.

Diabetes, problemas circulatórios e histórico de doenças cardíacas estão entre os principais fatores orgânicos das causas de problemas de ereção.

Problemas de ereção de causa psicológica

Já quando os problemas de ereção são de origem psicológica, o comportamento costuma ser um pouco diferente. A falta de ereção costuma surgir de uma hora para a outra e pode ir e voltar, ou seja, na sua última noite, tudo ocorreu bem e você conseguiu manter relações de modo tranquilo. Entretanto, em um novo encontro, tudo não ocorreu como o esperado.

Também, o homem pode se sentir intimidado por alguma situação, em que fique receoso em ejacular rápido ou preocupado com a duração da sua ereção na cama. Esses são fatores psicológicos que contribuem para problemas de ereção.

Ansiedade, nervosismo, estresse e até doenças como depressão figuram entre as causas psicológicas dos problemas de ereção. Alguns medicamentos, principalmente os antidepressivos, também podem alterar momentaneamente a ereção.

O que fazer caso perceba que possa ter problemas de ereção?

Procure um urologista, essa é a principal recomendação. Este médico é especializado na saúde do homem e vai conseguir diagnosticar, depois de uma conversa profunda, quais as possíveis causas dos seus problemas de ereção e os tratamentos disponíveis.

Uma vez diagnosticado, os tratamentos são diferenciados. O urologista pode indicar alguns exercícios, mudança de alguns hábitos ou até mesmo uma ajuda psicoterapêutica para o problema. 

Caso os seus problemas de ereção tenham motivação orgânica, o tratamento pode ser realizado através de medicamentos, injeções, dispositivos a vácuo ou até mesmo implantes penianos. O melhor tratamento será definido de acordo com cada caso e com a conversa com o paciente.

Tenha consciência da sua saúde física e da sua masculinidade

É sempre importante salientarmos a importância de uma dieta equilibrada, prática de exercícios físicos, moderação na bebida e evitação ao cigarro. Afinal, esses pontos são muito importantes para a preservação da saúde masculina e o surgimento de doenças que possam comprometer o seu corpo.

Além disso, é importante trazer à luz a importância da consciência sobre a sua própria masculinidade. O homem pode sim ter problemas de ereção uma vez ou outra, isso é normal e não te torna ‘menos homem’. Essa crença de que o homem precisa estar sempre pronto e ser viril o tempo todo é antiquada e faz parte da masculinidade tóxica, que deve ser combatida. 

Você é homem e enfrentar dificuldades na sua vida sexual não define o homem que você é, mas sim o seu caráter e a maneira como você enfrenta isso: percebendo-se e cuidando-se.

Confira o que rolou no papo de homem sobre problemas de ereção

No dia 10 de junho, eu, o doutor Matheus Brandão – urologista e especialista em disfunção erétil e o Álvaro Spinola, diretor executivo da Urobrasil, fizemos uma Live no youtube, onde abordamos diversos assuntos relacionados aos problemas de ereção que atingem milhares de homens no Brasil. Para conferir o conteúdo na íntegra, acesse o link aqui.

Que tal um teste para saber se está tudo bem?

Se você quiser saber se pode estar com problemas de disfunção erétil, faça o teste aqui

 

Mais sobre este assunto

Tratamentos para o câncer de próstata

Tratamentos para o Câncer de Próstata

Tratamentos para o câncer de próstata incluem vigilância ativa, cirurgia, radioterapia e terapias sistêmicas. Escolha a abordagem ideal com base no estágio da doença e sua saúde geral.

Prevenção do câncer de próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenir o câncer de próstata envolve uma alimentação saudável, exercícios regulares, redução do estresse e exames de rotina. Adote hábitos saudáveis e proteja sua saúde.