Quais cuidados devemos ter com a nossa saúde antes de pegar um avião?

Pouco se fala sobre os cuidados médicos em viagens de avião. Todavia, são diversas as condições clínicas que podem piorar o quadro quando as pessoas são submetidas às condições de oxigenação e pressurização a mais de dez mil metros de altitude.

Para garantir que você aproveite as suas férias sem colocar a sua vida – ou a dos outros passageiros – em risco, confira esse artigo!

Grupos de Risco

A recomendação para as pessoas que vão enfrentar uma viagem de avião, principalmente para aquelas que estão mais suscetíveis a sofrer complicações de saúde durante um vôo como os fumantes, pessoas que sofrem com pressão alta e obesos, é que se faça um exame de check-up pelo menos um mês antes, caso o passageiro não tenha o costume de fazer exames regularmente.

Hoje recomenda-se que todas as pessoas que – por qualquer motivo – vão enfrentar uma viagem de avião façam um check up geral pelo menos um mês antes da viagem. Entretanto, existem grupos que estão mais suscetíveis a sofrer complicações em saúde durante um vôo e que devem ter uma atenção maior; como os fumantes, pessoas que sofrem com pressão alta e obesos. 

Além disso, grávidas, idosos e pessoas com outras doenças crônicas também merecem atenção especial para o surgimento de novos sintomas. Vale ressaltar ainda que as pessoas que sofrem com alergias respiratórias devem se preparar com medicações anti alérgicas para não sofrerem com a baixa umidade e o forte ar condicionado dentro dos aviões.

Prevenção

O ideal, portanto, é que todas as pessoas busquem embarcar sob a certeza de que tudo está sob controle em relação à sua saúde. Para isso, além dos exames de rotina em dia, recomenda-se como formas de prevenção que:

  • Se leve medicações extras consigo no vôo, principalmente usuários de insulina e alérgicos;
  • Se leve consigo receitas atualizadas das medicações de uso contínuo;
  • Se mantenha hidratado ao longo do vôo (por incrível que pareça, beber bastante água evita a retenção  de líquidos e mantém as mucosas hidratadas);
  • Se lave as mãos antes e após o vôo – assim como em todos os ambientes fechados que você frequenta;
  • Se alongue e busque se movimentar na poltrona ou pelos corredores em viagens mais prolongadas;
  • Se invista em roupas e acessórios que tornem o seu vôo mais confortável; como máscaras para dormir, tampões de ouvidos e/ou almofadas de pescoço.

Complicações e Infecções urológicas

Na vigência de infecções ou inflamações que acometem o trato urinário e/ou genital, não é recomendado que uma pessoa viaje se estiver sentindo cólica e febre. Também é prudente que homens com prostatite (inflamação da próstata) não embarquem.

Vale ressaltar que pessoas que sabidamente possuem cálculos renais grandes, com possibilidade de deslocamento e obstrução das vias urinárias evitem vôos prolongados e submetam-se a uma avaliação urológica prévia. Afinal, uma cólica renal pode acabar com as férias de qualquer um, além de poder complicar com infecção e disfunção dos rins.

E na vigência da doença?

As pessoas que estão com sintomas e/ou em tratamento de uma doença infectocontagiosa devem apresentar às companhias aéreas, com no máximo 48 horas de antecedência, o Medif (Formulário de Informação Médica, sigla em inglês), que deve ser preenchido por um médico. Nesse formulário, o médico explicará o tipo da doença, seu comportamento e se ela inviabiliza ou não a viagem de avião e/ou se oferece riscos aos demais passageiros. Caso não apresente esse documento, o viajante com tosse e/ou coriza,  por exemplo, poderá ser barrado no avião.

Leia mais sobre o assunto na matéria publicada pela UOL, com minha participação, sobre os cuidados para quem vai viajar de avião, basta clicar aqui. Se deseja tirar mais dúvidas, você pode encontrar um time de especialistas em urologia e que se ocupam nos diferentes segmentos de atuação na Urobrasil. Marque uma consulta online, sem sair de casa, aqui.

Mais sobre este assunto

Tratamentos para o câncer de próstata

Tratamentos para o Câncer de Próstata

Tratamentos para o câncer de próstata incluem vigilância ativa, cirurgia, radioterapia e terapias sistêmicas. Escolha a abordagem ideal com base no estágio da doença e sua saúde geral.

Prevenção do câncer de próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenir o câncer de próstata envolve uma alimentação saudável, exercícios regulares, redução do estresse e exames de rotina. Adote hábitos saudáveis e proteja sua saúde.