Quais são os fatores de risco do câncer de próstata?

O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer entre os homens – perdendo somente para o câncer de pele. Apesar de ser incomum em homens com menos de 50 anos de idade, o conhecimento sobre o tema entre os homens mais jovens também é de suma importância para sua prevenção e/ou diagnóstico precoce. Entenda os fatores de risco e como prevenir o câncer de pele aqui.

O que é o câncer de próstata?

A próstata é uma glândula do sistema genital masculino, localizada logo abaixo da bexiga e cujo tamanho varia conforme a idade. Sua função é produzir o fluido que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, tornando-o mais líquido. Essa glândula é atravessada pela uretra e, por isso, quando muito grande pode comprimir esse canal e impedir a urina de sair. O câncer de próstata, portanto, é um tumor maligno de origem glandular, situado na próstata.

 

Quais são os fatores de risco do câncer de próstata?

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico geralmente é feito através da alteração dos exames de rastreamento de rotina, que incluem o exame de toque retal e o antígeno prostático específico (PSA). Isso se deve ao fato de que se trata de uma doença que geralmente não provoca sintomas em estágios iniciais. Quando provoca, se manifesta através de sintomas e sinais de obstrução da uretra, como: dor ao urinar; frequência urinária aumentada; necessidade de despertar para urinar à noite; dificuldade de eliminar a urina etc. Sintomas como sangue na urina, emagrecimento, dor óssea etc. são mais raros e indicam doença mais avançada.

Uma vez que o paciente apresenta alterações nos exames de rastreio, o diagnóstico pode ser confirmado através de uma biópsia com agulha guiada por Ultrassonografia Transretal (USTR) ou pela fusão do exame de ressonância magnética e USTR. O estadiamento do câncer é feito após confirmação diagnóstica e geralmente com exames de imagem que devem ser individualizados, caso a caso.

Quando fazer exames de rastreamento?

A investigação do câncer de próstata deve ser individualizada, conforme os fatores de risco, presença ou não de sintomas e desejo de cada um. A recomendação atual da Sociedade Brasileira de Urologia é que todo homem a partir de 50 anos deve buscar um urologista para avaliação. 

Homens de etnia negra e com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem buscar uma avaliação aos 45 anos, e aqueles que desejam se submeter à investigação independente da recomendação médica devem estar cientes dos riscos e potenciais benefícios envolvidos. 

Para homens acima de 75 anos, a indicação atual é que o rastreio seja feito apenas para aqueles que possuem expectativa de vida acima de 10 anos.

Quais são os exames de rastreamento?

Atualmente o rastreamento se dá através de dois exames: o PSA e o exame de toque retal.

  • Toque retal 

Através do toque retal, o médico pode avaliar o tamanho, a forma e a textura das partes posterior e laterais da próstata, muitas vezes já identificando presença de massas heterogêneas e características de tumores malignos. Portanto, além do tamanho total da glândula, o médico deverá avaliar a simetria e presença de qualquer nodulação palpável.

  • Antígeno Prostático Específico (PSA)

Mensura a quantidade de uma proteína que a próstata produz no sangue. Apesar de estar elevada em diferentes condições, sua elevação também pode indicar câncer de próstata.Um valor de PSA total normal varia de 0 a 4 microgramas/L (0 a 4 nanogramas/mL). No entanto, o nível máximo de normalidade pode variar de acordo com idade e etnia.

Os fatores de risco para o câncer de próstata

  1. Idade superior a 50 anos: entre os fatores de risco conhecidos e bem documentados para o câncer de próstata, o mais importante é a idade. Dados de autópsia para fins de estudos, indicam que 70% dos homens com mais de 80 anos de idade e 40% dos homens com mais de 50 anos de idade apresentam tecido prostático com evidência de câncer.
  2. Etnia Negra: por motivos desconhecidos até o momento, a incidência de câncer de próstata é mais alta entre os homens negros, assim como a mortalidade causada por essa doença. Os homens negros têm probabilidade duas vezes maior de morrer por câncer de próstata do que os homens brancos.
  3. Descendentes norte-americanos ou europeus norte-ocidentais: o câncer de próstata acomete mais as populações norte-americanas e europeias norte-ocidentais do que a população asiática, africana, sul americana ou da américa central.
  4. História Familiar de Câncer de próstata: estudos mostram que o risco de câncer de próstata é 2 vezes maior em homens com história familiar positiva em um único parente de primeiro grau; 5 vezes maior se dois parentes do primeiro grau afetados e quase 11 vezes maior em 3 ou mais parentes de primeiro grau com câncer de próstata;
  5. Alimentação com alto teor de gordura: estudos mostram que dietas com alto teor de gordura podem aumentar o risco de desenvolver câncer de próstata.

 

ATENÇÃO: Vale ressaltar que uma alimentação balanceada, aliada a hábitos de vida saudáveis, como a prática regular de atividades físicas e técnicas de relaxamento e que visam reduzir o estresse, servem como formas de prevenção para todas as doenças crônicas, incluindo câncer. Por isso a importância de todo homem cuidar da própria saúde de forma periódica.

Prognóstico e tratamento

O manejo do câncer de próstata deve ser avaliado caso a caso, conforme grau de estadiamento e desejos de cada um. Nos Estados Unidos, a taxa de sobrevida de 5 anos para quem diagnostica a doença em estágio iniciais é de praticamente de 100%.

Se você se identifica com esses fatores de risco e/ou sintomas, não hesite em marcar uma consulta com um urologista qualificado para a realização de uma investigação e orientação individualizada.

Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto com um dos especialistas da nossa equipe.
Você pode marcar uma consulta online aqui.

Mais sobre este assunto

Tratamentos para o câncer de próstata

Tratamentos para o Câncer de Próstata

Tratamentos para o câncer de próstata incluem vigilância ativa, cirurgia, radioterapia e terapias sistêmicas. Escolha a abordagem ideal com base no estágio da doença e sua saúde geral.

Prevenção do câncer de próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenir o câncer de próstata envolve uma alimentação saudável, exercícios regulares, redução do estresse e exames de rotina. Adote hábitos saudáveis e proteja sua saúde.

Novo número de WhatsApp

Informamos que a partir do dia 27/09/24, a Urobrasil passa a realizar o atendimento WhatsApp em um novo número. Salve em seus contatos:

(11) 4329-9423