O DAEM (déficit androgênico do envelhecimento masculino), popularmente conhecido como andropausa, são conjuntos de sinais e sintomas decorrentes da queda da produção de hormônios masculinos (testosterona). Essa queda traz consequências físicas e emocionais, afetando a qualidade de vida dos homens
Mas, você sabe qual a idade da “andropausa” na vida dos homens?
Geralmente, esse quadro se apresenta em homens que estão entre os 40 e 55 anos de idade, não sendo possível definir uma idade específica, afinal cada corpo funciona de uma forma.
Embora seja uma condição natural do envelhecimento, a identificação correta dos sintomas torna possível o tratamento, diminuindo seus prejuízos e possibilitando desfrutar da melhor idade com melhor qualidade de vida.
Os principais sintomas são:
- Alterações de humor;
- Cansaço;
- Perda de energia;
- Diminuição da libido e disfunção erétil;
- Perda de massa óssea e massa muscular.
- Insônia
Acompanhado da queda da testosterona, podem ocorrer aumentos nos níveis de glicose e lipídios no sangue, acarretando riscos, como diabetes, hipertensão, obesidade, doença cardiovascular e aumento do colesterol, por exemplo.
Uma avaliação médica é muito importante se perceber qualquer sintoma.
Caso a “andropausa” seja confirmada, o médico urologista deve ser consultado e, através de uma avaliação clínica completa e com exames laboratoriais complementares, ao estabelecer o diagnóstico correto, passará a oferecer as diversas opções de tratamento.
Não há como evitar esse processo natural de envelhecimento humano, mas a manutenção de hábitos saudáveis de vida contribui para prevenção das doenças relacionadas à diminuição dos níveis de testosterona.
Estamos aqui para te ajudar! Entre em contato e agende a sua consulta.