Por tratar-se de uma doença comum, são poucas as pessoas que nunca vivenciaram os sintomas de infecção urinária. Entenda aqui quais são esses sintomas, como prevení-los e como tratá-los.
O que é a infecção urinária?
Também conhecida como infecção do trato urinário ou ITU, a infecção urinária se refere à infecção por microorganismos que acometem qualquer estrutura do sistema urinário. O nome pode variar conforme a estrutura acometida, sendo chamada de uretrite quando acomete a uretra; cistite quando acomete a bexiga e pielonefrite quando acomete os rins.
Os sintomas também mudam conforme o local acometido e as infecções mais baixas podem complicar com a migração desses microrganismos para estruturas mais altas. Ou seja, uma uretrite pode complicar para uma cistite que, por sua vez, pode complicar uma pielonefrite. O microrganismo mais comum e responsável por essas infecções é a bactéria E. coli, naturalmente presente no nosso intestino, mas que pode fazer mal quando em contato com o trato urinário.
Infecção urinária em homens
Apesar de mais comum e mais falada em mulheres, a infecção urinária também acomete os homens. Nesse grupo, a doença é mais comum naqueles que:
- Praticam sexo anal;
- Possuem idade maior que 50 anos;
- Não foram circuncidados;
- Apresentam má higiene no local da genitália;
- Utilizam sonda vesical devido a dificuldade para urinar.
Nesses casos, a estrutura mais acometida é a uretra, devido a anatomia do homem que apresenta uma uretra mais comprida que a mulher e é muitas vezes causada por microrganismos sexualmente transmissíveis.
Infecção urinária em mulheres
A mulher possui 50 vezes mais chance de sofrer de infecção urinária do que o homem. Estima-se que cerca de 30% das mulheres vão apresentar algum episódio de infecção urinária ao longo da vida. Os primeiros episódios costumam ser em idades mais jovens, principalmente na adolescência ou no início da vida sexual. Além disso, é comum as mulheres apresentarem infecção urinária de repetição, podendo necessitar de tratamentos prolongados associado a mudanças nos hábitos de vida.
Infecção urinária na gravidez
A frequência de uma infecção urinária nas mulheres grávidas é a mesma do que em mulheres não grávidas. Entretanto, durante a gravidez, a infecção urinária costuma ser mais recorrente e pode acontecer sem sintomas evidentes, o que justifica a pesquisa de bactérias na urina durante o pré-natal.
Além disso, há outros motivos que levam os médicos a se preocupar mais com a infecção urinária durante a gravidez. A infecção renal ou pielonefrite é mais comum durante a gestação e as complicações associadas à infecção urinária na gravidez incluem trabalho de parto prematuro e sepse materna e/ou neonatal.
Sintomas da infecção urinária
Os sintomas variam conforme o local do trato urinário que a infecção urinária acomete. No caso da cistite (infecção na bexiga), os sintomas mais comuns incluem:
- Necessidade urgente de urinar com frequência;
- Ardência para urinar;
- Dores em baixo ventre;
- Urina frequente com escassa eliminação de líquido.
A uretrite, além dos sintomas acima, pode vir acompanhada de secreção uretral. Já a pielonefrite pode estar associada a episódios de febre e dor nas costas. Em casos mais graves de infecção urinária pode haver sangue ou pus visível na urina.
Tratamento
A boa notícia é que infecção urinária tem cura e o melhor tratamento deve ser individualizado caso a caso. Às vezes, o próprio organismo dá conta de eliminar o microrganismo responsável pela infecção. Outras vezes, é necessária a avaliação médica para a prescrição de um antibiótico e/ou outro remédio específico.
Uma vez que o indivíduo percebe sintomas, é importante que se busque ajuda médica e não deixe a infecção agravar ou atingir outras estruturas.
Prevenção
Apesar de não haver uma causa única para a infecção urinária, existem algumas formas cientificamente comprovadas de preveni-la:
- Beber muito líquido;
- Consumir suco de cranberry;
- Não segurar o xixi por tempos prolongados;
- Tratar constipação;
- Consumir alimentos probióticos;
- Nunca higienizar o ânus antes da uretra com o mesmo papel higiênico e/ou toalha;
- Manter região do prepúcio sempre higienizada e sem urina no local;
- Evitar roupas íntimas apertadas e/ou molhadas;
- Buscar urinar e se higienizar após as relações sexuais.
Se você sente que pode estar sofrendo com infecção urinária, não hesite em marcar uma consulta com um urologista qualificado.
Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto com um dos especialistas da nossa equipe. Você pode marcar uma consulta online aqui.