Você está no trabalho e então realiza uma pausa para ir ao banheiro. Ao urinar, percebe o jato fraco, acompanhado de uma sensação de incômodo e percebe que volta ao trabalho sentindo que a sua bexiga ainda está cheia. Essa é uma situação corriqueira que pode ocorrer com homens que apresentam próstata aumentada.
Essa glândula é fundamental no sistema reprodutor masculino, estando localizada entre a bexiga urinária e o pênis. A sua função é produzir um líquido alcalino que compõe até 60% do sêmen. Esse líquido é acrescentado ao esperma durante a ejaculação e contém enzimas e sais minerais que nutrem os espermatozóides. Além disso, outra função importante dele é neutralizar a acidez vaginal, o que prolonga o tempo de vida dos espermatozóides.
Um dos problemas mais comuns que atingem esse órgão é a próstata aumentada, causada pela Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), problema bastante comum nos homens. Confira mais sobre ele a seguir!
Sintomas
A próstata aumentada ocorre quando o número de células prostáticas apresentam um crescimento intenso e anormal. Esse quadro provoca a compressão da uretra (canal que conduz a urina ao exterior), o que provoca problemas na hora de urinar.
Também é importante lembrar que dificilmente um paciente apresenta todos os sintomas – o mais comum é que cada um apresente um conjunto deles. Os sintomas mais comuns associados a este quadro clínico são a dificuldade em urinar e a apresentação de um jato fraco e fino, além da demora para começar a urinar e a necessidade de fazer esforço abdominal para conseguir eliminar a urina.
Outros sintomas muito comuns da próstata aumentada são a retenção urinária, a perda de urina durante o sono (incontinência), uma dificuldade intensa de retê-la (ocorre uma vontade súbita e urgente de urinar).
As micções também costumam se tornar mais frequentes, inclusive durante a noite. Também é possível sentir uma sensação de peso localizada logo abaixo do umbigo. Assim, ao ir para o banheiro pode haver a impressão de que a bexiga não foi completamente esvaziada.
Próstata aumentada: causas
O problema da próstata aumentada pode apresentar diferentes causas que podem se combinar entre si. Uma delas é a idade: homens com idade acima de 50 anos apresentam um risco maior de desenvolver esta doença.
Outro fator de risco é a presença de testosterona, que intensifica o crescimento das células prostáticas. Homens que apresentam histórico familiar de HBP também possuem mais chances de apresentar esta doença (mesmo em idades mais jovens). No que se refere aos comportamentos, dietas com excesso de gorduras são um fator de risco para a próstata aumentada.
Diagnóstico da próstata aumentada
Primeiramente, é fundamental procurar um(a) urologista assim que sentir os primeiros sintomas. Pois é este profissional que vai levantar o contexto de cada paciente, investigar seus sintomas, histórico familiar e fatores de risco. Homens que possuem irmãos ou pai com próstata aumentada apresentam chances três vezes maior de apresentar esse problema.
É comum a realização do exame de toque retal para verificar se a próstata está aumentada – porque, se ela estiver, não haverá sensação de incômodo ou dor ao ser tocada pelo médico. Além disso, outros exames que podem ser solicitados são o de sangue, creatinina e uréia a fim de avaliar o funcionamento renal; PSA para investigar a possibilidade de tumores de próstata, urina tipo I para verificar se há infecções ou sangue na urina e exames de imagem como ultrassom, por exemplo.
A Urobrasil reúne os urologistas mais qualificados e preparados para oferecer o melhor tratamento para cada paciente. Quadros clínicos como próstata aumentada precisam de acompanhamento regular. Agende agora mesmo uma consulta conosco para cuidar da sua saúde e evitar problemas graves.