Tudo sobre infecção urinária: 3 especialistas respondem

A live do Dr. Alex Meller, Dr. Bruno Lebani e Dra. Aline Ambrósio respondeu uma série de dúvidas pertinentes sobre a infecção no trato urinário. Saiba tudo o que rolou na live!

A infecção do trato urinário atinge mais mulheres do que os homens. No entanto, segundo o Dr. Bruno Lebani, os pacientes masculinos costumam apresentar mais complicações quando ela surge, pois geralmente está relacionada a alguma doença do trato urinário masculino, como o aumento da próstata, bastante comum em homens acima de 50 anos.

Por que as mulheres são mais atingidas que homens?

A Dra. Aline Ambrósio deu uma verdadeira masterclass sobre a infecção urinária nas mulheres e começou explicando a anatomia da região genital feminina para explicar o porquê da maior incidência de infecção urinária nas mulheres.

Além de o canal da uretra da mulher ser menor, mais próximo à bexiga, ele fica muito perto da vagina, que está suscetível a desequilíbrios hormonais modificando a flora e também ao ânus. 

Com isso, microorganismos podem migrar para a uretra e adentrar o canal, causando aqueles tradicionais sintomas que as mulheres não gostam nem um pouco.

Além disso, a Dra Aline falou sobre o uso de roupas apertadas, absorventes e até mesmo sobre a forma de fazer xixi. “Provavelmente você está fazendo xixi da maneira errada e não sabe”, brinca ela. 

SPOILER

“As mulheres não sabem fazer xixi!” Essa fala da Dra. Aline é bastante intrigante e você vai saber o porquê assistindo a live. Inclusive, irá aprender como fazer xixi da forma correta. Pule direto para essa parte, clicando aqui.

O que causa a infecção urinária? 

Beber pouca água e segurar demais a urina pode ser um dos fatores que causam a infecção urinária, como relato próprio do Dr. Alex Meller, que teve infecção urinária quando jovem – o que é raro, mas pode acontecer.

Além disso, nos homens, devido ao comprimento da uretra, as causas são diferentes das mulheres, geralmente sendo associado a outras doenças, como ressaltado pelo Dr. Bruno Lebani, que explicou tudo o que o homem precisa saber na infecção urinária masculina.

Já nas mulheres, geralmente a vida sexual ativa e hábitos de higiene podem levar às infecções. Isso, pelo deslocamento das bactérias para dentro do trato urinário.

Portanto, ter as relações sexuais sem antes tomar um banho, limpar o ânus da maneira correta, usar roupas muito apertadas ou absorventes íntimos podem são as maiores causas trazidas pela Dra. Aline. Além disso, ela também ressaltou as particularidades para as mulheres mais velhas, pela mudança na flora vaginal.

No entanto, a própria Dra. Aline ressaltou que uma vida sexual ativa é importante para a saúde genital da mulher e, caso haja uma associação mental direta do sexo e da infecção urinária, ela precisa ir ao médico para ver as soluções para o caso, até mesmo porque a infecção urinária não é uma doença sexualmente transmissível. A resposta está em reaprender a iniciar o sexo e não em evitá-lo a fim de não ter infecção urinária. Você pode conferir essa e outras dicas na live. 

Como prevenir e tratar a infecção urinária?

Os antibióticos ainda são as principais formas de combater a infecção urinária, justamente por ser causada por bactérias. No entanto, é muito importante colher a urina para realizar um exame para verificar qual a bactéria presente e, assim, otimizar o tratamento. Você precisa conferir o comentário do Dr. Alex Meller sobre os antibióticos!

Além disso, cranberry e vitamina C também podem ser utilizados, mas eles não têm comprovação científica. Ou seja, podem ser utilizados como preventivos, mas não como tratamento.

E se você assistir a live, bem no finalzinho, vai conferir quais são as outras formas de prevenir a infecção urinária além do que já falamos neste texto.

Acesse agora mesmo o link abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre a infecção urinária em uma live incrível!

[Live]
Infecção do Trato Urinári: com Dr. Alex Meller, Dr. Bruno Lebani e Dra. Aline Ambrósi

Mais sobre este assunto

Tratamentos para o câncer de próstata

Tratamentos para o Câncer de Próstata

Tratamentos para o câncer de próstata incluem vigilância ativa, cirurgia, radioterapia e terapias sistêmicas. Escolha a abordagem ideal com base no estágio da doença e sua saúde geral.

Prevenção do câncer de próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenir o câncer de próstata envolve uma alimentação saudável, exercícios regulares, redução do estresse e exames de rotina. Adote hábitos saudáveis e proteja sua saúde.

Novo número de WhatsApp

Informamos que a partir do dia 27/09/24, a Urobrasil passa a realizar o atendimento WhatsApp em um novo número. Salve em seus contatos:

(11) 4329-9423