Responsável pela saúde do sistema urinário e reprodutor masculino, a urologia é uma aliada dos homens na manutenção da sua saúde e bem-estar.
A urologia é uma das áreas de especialidade da Medicina. Apesar de atender homens e mulheres, ela é mais conhecida por cuidar do público masculino. Hoje, iremos entender um pouco mais sobre as características dessa subdivisão médica, qual seu campo de ação e como ela ajuda a preservar a qualidade de vida de tantas pessoas.
O que é urologia?
A urologia é a ciência responsável por estudar e tratar o sistema urinário (rins, glândulas supra renais, ureteres, bexiga e uretra) de ambos os sexos e o sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis). Assim como qualquer outra especialidade médica tem procedimentos, exames e cirurgias próprios para atender as patologias que acometem essas regiões.
A etimologia do nome tem origem grega e refere-se a união das palavras Ouron (urina) e Logos (estudo). A urologia também é considerada uma das primeiras especialidades criadas dentro da Medicina, quando foi reconhecido que o clínico geral precisava ter mais experiência para tratar de certas questões como, por exemplo, realizar a cirurgia de retirada dos cálculos renais.
Quais as áreas de atuação da urologia?
São várias as suas frentes de atendimento e subespecialidades clínicas e cirúrgicas. Abaixo, iremos citar as principais delas e sua relação com o cuidado da saúde masculina:
-
Andrologia
Essa é a área que cuida da saúde sexual e reprodutiva do homem. Atende patologias como: ejaculação precoce ou retardada, disfunção erétil, falta de libido, infertilidade, alterações hormonais, doença de Peyronie, deficiência androgênica ou hipogonadismo, dentre outras.
-
Uro-oncologia
Como o próprio nome já evidencia, essa área trata dos tumores que podem surgir no sistema urinário e reprodutivo masculino. O mais comum é o câncer de próstata, mas, esse médico também é responsável por lidar com tumores que acometem rins, bexiga, testículo, ureteres e pênis. Está incluso em sua prática tanto o atendimento clínico, quanto o cirúrgico, podendo haver relação multidisciplinar com profissionais de outras áreas, como os radioterapeutas e oncologistas.
-
Litíase ou Calculose Urinária
O urologista trata das famosas pedras nos rins, sendo responsável pelo seu diagnóstico, tratamento e, quando necessário, cirurgia para a retirada do cálculo. Apesar de existirem várias soluções milagrosas na internet para a reversão desse quadro, o especialista capacitado para lidar com elas de maneira responsável e eficiente é o médico urologista.
-
Urologia Infantil
Apesar de ser mais conhecida por atender homens adultos, o cuidado urológico deve começar na infância e se estender até a terceira idade. Em crianças, o urologista é responsável por cuidar, por exemplo, de quadros de hidronefrose, refluxo vésico-ureteral, enurese noturna, criptorquidia, estenose de JUP, hipospadia, torção testicular, dentre outros.
Qual a importância da urologia para a saúde do homem?
Como apresentado, o urologista é o médico que acompanha o bem-estar de várias áreas específicas da saúde do homem, desde seu nascimento até o fim da vida. A área é complexa, abrangendo de malformações a assuntos mais delicados, como a disfunção erétil e a infertilidade. Por isso, ter um médico urologista de confiança para fazer o seu acompanhamento é ideal.
A Urobrasil é especializada em urologia, contando com um corpo médico qualificado para atender as demandas dessa área. A intenção é que, cada vez mais, os homens acabem aderindo à urologia preventiva, ou seja, o hábito de se consultar com um médico mesmo antes de haver uma patologia evidente, com o intuito de fazer um acompanhamento responsável da sua saúde e prevenir complicações mais graves.
Atendendo tanto presencialmente em São Paulo, quanto via telemedicina, a Urobrasil tem o compromisso de oferecer um serviço de qualidade e vanguardista, acompanhando sempre o que há de mais moderno na área da urologia.
Agende agora mesmo sua consulta com um urologista.