6 coisas que você precisa saber sobre uso de anabolizantes

Usar esse tipo de substância deve ser bem prescrito, pois pode ter consequências graves

O uso de anabolizantes, também conhecidos por esteróides anabólicos androgênicos, tem se tornado um hábito comum a cada dia, principalmente por pessoas que praticam esportes com o objetivo de aumentar ganho de massa muscular ou por fins estéticos com a intenção de adquirir uma forma física que obedeça a padrões ditados pela moda. 

O fato é que, na pressa de conseguir o efeito desejado, muitas pessoas fazem o uso excessivo do produto, interferindo no equilíbrio do organismo, causando danos irreparáveis ao corpo humano, inclusive mortes. Os efeitos colaterais mais comuns são:

  • Depressão;
  • Mudanças de humor;
  • Alterações cardíacas;
  • Tumores no fígado;
  • Atrofia testicular;
  • Acne;
  • Calvície precoce;
  • Comportamentos violentos, hostis e antissociais;
  • Chances maiores de ter câncer de próstata;
  • Elevação da pressão arterial;
  • Retenção de líquidos.

Além de conhecer as consequências do uso indevido, confira 6 coisas sobre anabolizantes que precisa saber:

  1. Anabolizantes são derivados da testosterona – que atua no crescimento celular e em tecidos do corpo, como o ósseo e o muscular.
  2. Em mulheres, o uso gera características masculinas, como engrossamento da voz e aparecimento de pelos. Além de aumento do tamanho do clitóris, diminuição dos seios, aumento de apetite e irregularidade ou interrupção de menstruação.
  3. Para os homens, o excesso de anabolizantes pode causar aparecimento de mamas, calvície, redução de testículos e diminuição da contagem dos espermatozóides.
  4. Aos adolescentes, o uso pode trazer consequências piores, como desenvolvimento sexual precoce, comprometimento do crescimento, hipervirilização, crescimento do falo, maturação óssea acelerada, aumento da frequência e duração das ereções e aumento dos pelos púbicos.
  5. O uso das injeções de anabolizantes, se as agulhas forem compartilhadas, pode levar ao risco de infecção pelo HIV e vírus da hepatite. Além disso, produtos obtidos sem prescrição não são confiáveis, podendo conter outras substâncias prejudiciais à saúde.
  6. Pensando em melhorar performance no esporte, muitos atletas fazem uso para aumentar o tamanho dos músculos do corpo. No entanto, devem ter atenção, pois pode caracterizar doping, e com isso, serem banidos de campeonatos e até mesmo do esporte que praticam.

Procure um especialista para prescrever o uso desse tipo de substância, a fim de evitar possíveis transtornos e doenças durante as aplicações. Isso vale para qualquer tipo de medicamentos durante as aplicações.

Mais sobre este assunto

Tratamentos para o câncer de próstata

Tratamentos para o Câncer de Próstata

Tratamentos para o câncer de próstata incluem vigilância ativa, cirurgia, radioterapia e terapias sistêmicas. Escolha a abordagem ideal com base no estágio da doença e sua saúde geral.

Prevenção do câncer de próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenir o câncer de próstata envolve uma alimentação saudável, exercícios regulares, redução do estresse e exames de rotina. Adote hábitos saudáveis e proteja sua saúde.