Vasectomia é reversível? Confira todos os detalhes!

Planejamento familiar é o conjunto de medidas feitas para planejar a chegada de filhos e evitar gestações não planejadas ou indesejadas. Decidir se deseja ou não ter filhos é um direito básico de qualquer pessoa e o poder público deve assegurar acesso a recursos e serviços que garantam tal planejamento.

Além de distribuição gratuita de métodos contraceptivos como preservativos e a venda de anticoncepcionais, tal planejamento envolve ações educativas sobre saúde sexual e reprodutiva. Quem não deseja ter (mais) filhos ainda pode recorrer a técnicas cirúrgicas. Uma dúvida comum para quem busca tais procedimentos é: a vasectomia é reversível? Confira todos os detalhes a seguir!

O que é vasectomia

Na prática, essa cirurgia cirúrgica impede os homens de terem filhos, tornando-os inférteis. Isso acontece porque a vasectomia liga diferentes condutores responsáveis por permitir a passagem dos espermatozoides desde os testículos até a uretra. No momento da ejaculação, através da uretra, os espermatozoides são conduzidos para o exterior do pênis, estando contidos no sêmen (produzido pela próstata).

Na vasectomia, os ductos deferentes são cortados através de um pequeno corte em cada lado da bolsa escrotal. Em seguida, tais ductos são bloqueados através de uma sutura. Isso impede que os espermatozóides sejam ejaculados no líquido seminal. Ou seja: o homem continua ejaculando durante a relação sexual, mas o sêmem não possui espermatozoides, o que impede a gravidez.

Esse procedimento pode ser realizado com incisão ou sem corte do bisturi, mas é preciso aplicar anestesia local. Na segunda técnica, desenvolvida nos anos 70 pelo médico chinês Li Shunquang, o cirurgião realiza uma pequena punção para acessar os dois ductos condutores, cauteriza esses tubos e o orifício cicatriza rapidamente.

Dependendo das condições de saúde do paciente, pode ser preciso realizar algum procedimento adicional de sedação. Essa cirurgia é considerada de baixa complexidade (e mais simples do que a laqueadura, cirurgia que torna as mulheres inférteis).

Vasectomia tem volta? 

Uma dúvida comum entre os homens é: a vasectomia é reversível? E a resposta é sim. Há um procedimento cirúrgico que pode unir novamente os diferentes ductos, porém, a taxa de sucesso desse procedimento costuma ser baixa. 

Por isso, a decisão de ser submetido à vasectomia deve ser analisada com calma, analisando todos os fatores. O mais comum é que a vasectomia seja recomendada mais para homens com idade acima de 40 anos e tenham vida sexual ativa e regular.

Vale lembrar que a vasectomia não impede a contaminação por infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Mesmo sem espermatozóides, o sêmen pode transportar microorganismos causadores de doenças. Outra ideia equivocada popularmente difundida é que a vasectomia reduz a libido ou a ereção. Na verdade,  a vasectomia não afeta os nervos responsáveis pelo segundo processo.

Recomendações pós cirúrgicas

Após realizar a vasectomia, é recomendado repouso absoluto por 48 horas e evitar ao máximo realizar esforços bruscos. Além disso, é preciso evitar relações sexuais nas primeiras semanas após a vasectomia. E, durante os dez primeiros dias pós-cirurgia, higienizar os pontos diariamente com solução contendo iodo.

Quando a vida sexual for retomada, é recomendado utilizar métodos anticoncepcionais nos três primeiros meses e seguir todas as recomendações médicas. Por fim, o paciente deve realizar um espermograma a partir desse período para confirmar se o seu sêmen está realmente livre de espermatozoides.

A vasectomia é reversível, mas é preciso cautela antes de tomar essa decisão e conversar com o seu médico sobre os riscos de não ser revertida. A Urobrasil é referência na área e possui a melhor equipe neste segmento. Se você está analisando a possibilidade de fazer uma vasectomia, agende uma consulta presencial ou virtual e tire todas as suas dúvidas!

Mais sobre este assunto

Tratamentos para o câncer de próstata

Tratamentos para o Câncer de Próstata

Tratamentos para o câncer de próstata incluem vigilância ativa, cirurgia, radioterapia e terapias sistêmicas. Escolha a abordagem ideal com base no estágio da doença e sua saúde geral.

Prevenção do câncer de próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenir o câncer de próstata envolve uma alimentação saudável, exercícios regulares, redução do estresse e exames de rotina. Adote hábitos saudáveis e proteja sua saúde.