A vasectomia costuma ser procurada por homens que não desejam mais ter filhos e é um procedimento rápido e seguro. Tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento a seguir.
O que é vasectomia?
A vasectomia consiste no corte dos canais que transportam os espermatozoides até os ductos ejaculatórios, local onde se misturam com o sêmen para serem expelidos na ejaculação. (localizados dentro do escroto, que levam o espermatozoide ao pênis.) É uma cirurgia simples e rápida, mas responsável por inúmeras dúvidas nos homens que não desejam mais ter filhos. O Dr. Eduardo Tanaka, da Urobrasil, pontuou e esclareceu algumas das mais frequentes inquietações.
Como é realizada a vasectomia
O processo é uma cirurgia muito simples e dura cerca de 20 minutos. Durante o processo, cortam-se os canais deferentes, através de um pequeno corte no escroto, impedindo a eliminação dos espermatozoides (não chegam ao pênis). “É muito utilizada por homens que não pretendem ter mais filhos. Além de ser rápido, é muito eficaz”, frisa Tanaka.
A reversão é possível?
Por outro lado, a reversão da vasectomia é um procedimento mais complexo e possui uma taxa de sucesso que varia de 20 a 80%, pois depende de fatores como a idade da parceira, tempo decorrido do procedimento da vasectomia e da resposta imunológica do organismo que produz anticorpos para combater os espermatozoides. “É muito importante estar bem decidido e refletir antes de realizar o processo. A cirurgia pode ser revertida, mas não existe garantia de que o corpo produzirá espermatozoides férteis”, lembra.
Como é a recuperação da cirurgia?
A recuperação da vasectomia geralmente é rápida, porém, às vezes ocorre certa inflamação na região, gerando um desconforto ao sentar, por exemplo. Esta dor diminui após dois ou três dias e em duas semanas já é possível ter contato sexual. Até o terceiro mês, é aconselhável o uso de métodos contraceptivos. “Ainda pode haver resquícios de espermatozoides nos canais, geralmente são necessárias de 15 a 20 ejaculações para que todos sejam eliminados”, explica Tanaka. Um exame pode ser feito para a confirmação da inexistência de espermatozoides no esperma.
Ocorrem mudanças físicas e sexuais?
O esperma ainda é produzido, já que ele é compostos por diversas substancias e na vasectomia apenas os espermatozoides são bloqueados, impedindo que a mulher engravide. Impotência, após a cirurgia é algo raro. “O que acontece é a euforia, ansiedade e até mesmo o medo na hora da relação, o que afeta a ereção de alguns homens”, afirma. A produção da testosterona não é afetada e o prazer masculino permanece inalterado.
Pense bem e converse com seu urologista
Por possui uma reversão difícil, a vasectomia deve ser uma decisão acertada. É ideal que o homem esteja decido sobre o procedimento e que converse seriamente com a sua parceira (se houver) e com seu médico urologista para esclarecer todas as dúvidas acerca do procedimento. Fora isso, a cirurgia costuma ser um sucesso e cumpre com o seu objetivo.