A vasectomia é um procedimento cirúrgico que interrompe a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais que desembocam na uretra, impedindo a gravidez.
A cirurgia é feita com aplicação de anestesia local e habitualmente é retirado um fragmento de cada um dos dois canais que levam os espermatozóides dos testículos ao pênis. O procedimento leva de 20 a 40 minutos e não há necessidade de internação hospitalar, podendo ser realizada no próprio consultório médico.
Quem pode fazer vasectomia?
Para realizar o procedimento, o candidato que não tem filhos precisa ter, ao menos, 21 anos. O limite mínimo de idade não é exigido para quem já tenha, ao menos, dois filhos vivos. É importante que o paciente tenha boas condições de saúde e que não esteja tomando medicamentos como anticoagulantes, pois eles podem aumentar o risco de complicações.
Afinal, a vasectomia tem reversão?
De acordo com o Portal da Urologia, a porcentagem de indivíduos que repensam a opção da vasectomia varia de 2 a 6%. Essa situação deve-se normalmente ao desejo de novos filhos com a mesma parceira ou devido a um novo casamento.
O procedimento pode ser revertido, porém alguns fatores podem influenciar o sucesso da reversão, como: intervalo de tempo entre a vasectomia e a reversão, emprego de técnica microcirúrgica, experiência do cirurgião e a presença de espermatozóides na secreção avaliada da porção do deferente que vem do testículo no momento da cirurgia.
Caso você tenha interesse em realizar o procedimento de reversão, é importante conversar com um urologista para obter todas as informações necessárias e avaliar os cenários possíveis.
Quer agendar uma consulta na Urobrasil? Mande uma mensagem para nó pelo WhatsApp.