Nem sempre a cor da urina é sinal de alerta, porém ela pode indicar várias doenças que merecem atenção
A urina é o líquido expelido com substâncias que necessitam sair do nosso corpo. Ela diz muito sobre nossos hábitos alimentares e determinados medicamentos que tomamos, portanto em grande parte dos casos a alteração de sua cor não é motivo para grande preocupação. Entretanto, algumas doenças podem ser detectadas por sua coloração, podendo ser tratadas com maior antecedência e facilidade. Desta forma, o Dr. Matheus Brandão, da Urobrasil, que é especializada em urologia, fez uma lista de cinco doenças que são detectadas por determinadas cores da urina.
Infecção Urinária
A urina esbranquiçada/leitosa pode ser sinal de infecção urinária devido a presença de pus. Assim como a cor vermelha ou rosa também pode estar relacionada. “O motivo é a presença de bactérias e sangue na urina, geralmente, está acompanhada de dor ao urinar e/ou febre”, afirma Brandão.
Em pacientes que usam sonda, determinadas bactérias presentes transformam a pigmentação da urina e a tornam numa coloração esverdeada. A melhor solução é procurar cuidados médicos para um tratamento mais eficiente.
Pedra nos Rins
Em alguns casos, pacientes que tem problema de pedra nos rins podem apresentar também a urina vermelha ou rosa. Isso ocorre pela irritação que a pedra causa conforme ela se move dentro do Sistema Urinário e está relacionada a dor. No entanto, alimentos como beterraba e produtos com corante vermelho podem ser o motivo da urina avermelhada.
Câncer de Bexiga
A urina vermelha pode ser o principal sinal de uma doença mais grave, o Câncer de Bexiga. “Pacientes acima de 50 anos, com história de tabagismo ou trabalho com tinturas e percebem urina vermelha devem procurar um médico urologista para avaliação”.
Desidratação
Problema mais comum, a urina laranja/castanha é o principal sinal de desidratação. “No inverno aumentam os casos, visto que as pessoas bebem menos água”, lembra Brandão. Quando a urina se encontra nesta cor é fundamental ampliar o consumo de água, porém se persistir é necessário procurar um médico. “Algumas vezes pode ser por uso de medicamentos (Pyridium) ou sinal de problemas hepáticos”, explica.
Doenças no fígado e ductos biliares
Conforme dito anteriormente, a cor laranja/castanha pode ser um sinal de problemas no fígado e/ou ductos biliares, por exemplo Hepatite ou cirrose. “O principal problema é quando o sintoma persiste, sendo muito necessário o diagnóstico médico. Ter uma doença no fígado pode ser algo grave e merece maior atenção”, orienta Brandão.
- CRM 87328
- RQE 46787
Formado em Medicina pela UNIFESP, com residência em Urologia pela mesma instituição, o Dr Alex Meller atua como diretor clínico da Urobrasil desde de 2010, e tem diversas contribuições significativas na área de urologia, sendo algumas delas como:
Médico assistente da Disciplina de Urologia da UNIFESP – Escola Paulista de Medicina
Vice-chefe do setor de Endourologia e Litíase Renal da Disciplina de Urologia – UNIFESP/EPM
Delegado representante do Brasil na Sociedade Mundial de Endourologia (Endourological Society) entre os anos de 2018 a 2021
Coordenador do setor de Endourologia e Litíase Renal da Sociedade Brasileira de Urologia na Gestão 2016/2017
Autor de artigos científicos, capítulos de livros e palestras em Endourologia e Cálculo Renal
Membro do corpo clínico dos mais renomados hospitais de São Paulo