As pedras nos rins são famosas por causarem uma das maiores dores conhecidas pelo corpo humano. Ao se deslocarem pelo trato urinário, costumam causar um incômodo agudo que exige atendimento hospitalar imediato.
Claro, esse não é o único sintoma dessa doença. E aí vem a dúvida: o que é, ou não, sinal de cálculo renal? Hoje, nós iremos explorar os principais sinais que aparecem no nosso corpo quando há presença de pedra no rim e, também, tirar algumas dúvidas sobre outros sinais que não tem relação com essa patologia.
Pedra no rim causa inchaço na barriga?
Uma pessoa comum e saudável possui dois rins. Eles são pequenos órgãos em formato de feijão, com cerca de 10 cm de comprimento, localizados nas laterais da coluna vertebral, na altura do diafragma, ou seja, na região inferior do torso. Devido a esse posicionamento, é comum alguns pacientes concluírem que há relação entre um possível inchaço na barriga e a presença de pedras nos rins.
No entanto, não é bem assim. Os cálculos renais não costumam gerar inchaço aparente na barriga. Isso pode ocorrer em casos mais extremos e complexos quando, por exemplo, há obstrução bilateral ou insuficiência renal. Contudo, não esses quadros são mais raros.
O que causa inchaço na barriga?
As pedras nos rins, geralmente, não geram inchaços na barriga. Porém, outras doenças renais podem ocasionar ascite, que são pequenos acúmulos de líquido rico em proteínas que se localizam dentro do abdômen e, em casos mais avançados, aumentam a circunferência da barriga e resultam no ganho de peso.
As principais causas são, como já citado, a insuficiência renal ou também o aumento da pressão portal devido à cirrose. Outras doenças não relacionadas aos rins também podem gerar inchaço, como, por exemplo: câncer, inflamação do pâncreas, insuficiência cardíaca, tuberculose, dentre outros.
Quais os sintomas mais comuns das pedras nos rins?
Os cálculos renais podem não gerar inchaço na barriga, mas apresentam, sim, outros sintomas visíveis que servem de alerta. Ficar atento ao surgimento dessas alterações pode possibilitar que você busque ajuda mais cedo e evite complicações mais sérias da doença.
Os principais sinais de pedras nos rins são:
- Dor, aumento da frequência, odor forte e presença de sangue ao urinar;
- Dor nas costas;
- Náusea e vômitos;
- Dificuldade para sentar;
- Febre.
Em casos de dor aguda e intensa, o indicado é se dirigir imediatamente ao hospital e buscar ajuda médica especializada.
Fique atento aos sintomas e consulte um profissional
Mesmo se o inchaço na sua barriga não for necessariamente referente a presença de pedra nos rins, ele pode ser um indício de alguma outra doença. Sempre que o corpo apresentar algum sinal de irregularidade, o ideal é marcar uma consulta e realizar o acompanhamento com um médico especialista.
Em caso de doenças renais, a Urobrasil é referência. Com anos de tradição na área da Urologia, a clínica se destaca por contar com uma equipe de profissionais com enfoque no tratamento de doenças relacionadas aos rins.
Seja no modo presencial, ou via telemedicina, você pode marcar sua consulta de maneira rápida e simples através desse link. Não postergue o cuidado com a sua saúde e agende agora mesmo um horário para conversar com algum de nossos médicos.
- CRM 87328
- RQE 46787
Formado em Medicina pela UNIFESP, com residência em Urologia pela mesma instituição, o Dr Alex Meller atua como diretor clínico da Urobrasil desde de 2010, e tem diversas contribuições significativas na área de urologia, sendo algumas delas como:
Médico assistente da Disciplina de Urologia da UNIFESP – Escola Paulista de Medicina
Vice-chefe do setor de Endourologia e Litíase Renal da Disciplina de Urologia – UNIFESP/EPM
Delegado representante do Brasil na Sociedade Mundial de Endourologia (Endourological Society) entre os anos de 2018 a 2021
Coordenador do setor de Endourologia e Litíase Renal da Sociedade Brasileira de Urologia na Gestão 2016/2017
Autor de artigos científicos, capítulos de livros e palestras em Endourologia e Cálculo Renal
Membro do corpo clínico dos mais renomados hospitais de São Paulo