Só no primeiro semestre de 2022 foram registrados 122 mil novos casos de sífilis no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. No mesmo ano, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alertou para a tendência crescente de casos desta doença nas Américas: estima-se que 4,6 milhões de pessoas tenham o problema na região, de acordo com a Revisão Epidemiológica da Sífilis nas Américas. 

 

Afinal, o que é sífilis?

 

A sífilis é causada por uma bactéria chamada de Treponema pallidum, que é transmitida por meio de relação sexual, seja ela vaginal, seja anal, seja oral. Outra forma de contágio é por transmissão vertical, quando a doença é transmitida da mãe para o bebê, durante o parto ou gestação. Neste último caso, a patologia é caracterizada como sífilis congênita.

 

Quais são as consequências da sífilis?

 

A sífilis congênita pode provocar aborto espontâneo ou parto prematuro. Quando isso não ocorre, a doença pode provocar surdez, cegueira, alterações ósseas, má-formação e deficiência mental no bebê.

Além disso, a bactéria pode causar lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.

 

Sífilis tem cura? 

 

Quando diagnosticada precocemente e bem tratada, a sífilis tem cura. O diagnóstico é feito através do exame de sangue, como o VDLR, feito em laboratório, ou do teste rápido, que já garante o resultado em até 30 minutos.

Como é uma infecção bacteriana, o tratamento consiste em injeções do antibiótico Penicilina Benzatina, conhecido popularmente como Benzetacil, e é imprescindível o acompanhamento médico neste processo.

 

Sintomas da sífilis

 

Os sintomas da doença variam de acordo com o estágio em que ela se encontra. Na fase primária, a maioria dos casos apresenta úlcera, na vulva, vagina, colo do útero, boca ou pênis.

Já na fase secundária, quando a patologia não foi tratada no estágio anterior, diversos órgãos do corpo podem ser afetados, junto ao aparecimento de erupções cutâneas, caroços e manchas, principalmente na palma das mãos e plantas dos pés.

 

Qual é o tratamento para sífilis?

 

O tratamento se dá por meio de injeção intramuscular com Benzetacil, e a quantidade ideal das doses varia de acordo com o estágio da infecção. Mesmo após o período de cura, o médico pode solicitar novos exames para avaliar se ainda há sinais da infecção.

 

Como prevenir a sífilis?

 

A principal forma de transmissão de sífilis é por meio de relações sexuais desprotegidas. Por isso, usar preservativos em todas as relações sexuais é primordial para prevenir a doença. 

Caso a pessoa tenha relações desprotegidas, é importante consultar imediatamente um médico para discutir a necessidade de ser testado. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e diminui as consequências ocasionadas pela bactéria.

Quer falar com um de nossos especialistas? A Urobrasil possui profissionais prontos para te atender com respeito e a atenção que você merece. Agende uma consulta pelo WhatsApp, telefone ou site!