Disfunção erétil de jovens: saiba mais sobre a “Ansiedade de Performance”.

A impotência sexual atinge cerca de 100 milhões de homens no mundo todo, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Apesar de ser mais comum em homens mais velhos, isso não quer dizer que não atinja os mais jovens também. Nesse artigo, nós iremos investigar mais a fundo as causas da disfunção erétil na adolescência e como é possível tratá-la.

Quais as causas da disfunção erétil em jovens?

O adolescente encontra-se em um contexto de muita pressão. Em meio a cobranças familiares e sociais em relação ao vestibular, notas, provas, aparência física, aceitação, dentre outros, é também nesse período que ele costuma iniciar sua vida sexual. As expectativas são grandes. E é aí que entra uma das causas mais comuns de impotência nesse período: a chamada “Ansiedade de Performance”.

Apesar de não apresentar nenhum problema físico aparente, o jovem pode ter muita dificuldade de iniciar e/ou manter uma ereção. Isso porque, esse tipo específico de ansiedade, atrapalha muito nesse momento. A “equipe” por trás de uma ereção é grande: hormônios, neurônios, vasos sanguíneos e o tecido erétil do pênis devem estar em perfeita harmonia para que tudo ocorra bem, quanto a parte física. 

Até que a mente e os pensamentos entram em cena, e aí,  tudo pode descarrilar. 

O papel da família.

O contexto é compreensível. Na base, temos uma cultura em que ainda é tabu os pais conversarem com os filhos sobre sexo. O assunto é quase sempre envolto de mistério, suspense e muita censura. Ao invés de uma explicação mais técnica e realista sobre o funcionamento da dinâmica sexual, os meninos – principalmente – são cobrados desde crianças a serem os “pegadores, garanhões, cheios de namoradinhas”. Não importa como eles atingirão tal objetivo, desde que cheguem lá.

A influência da Internet.

Com a via familiar fechada, existem duas outras maneiras de se conseguir informação sobre sexo. A primeira, é através da internet. Hoje, nós contamos com muitos conteúdos ricos, informativos e de qualidade na web, mas, por outro lado, também existem muitos relatos exagerados, ilusórios e sem embasamento. Outro problema desse meio está no fácil acesso à pornografia que, em sua maioria, retrata o sexo de forma irreal e altamente performática.

Amigos e aceitação.

A outra via possível, é através dos amigos. Apesar da grande cumplicidade existente nas amizades masculinas, ainda há muita resistência entre eles sobre compartilhar suas falhas e fragilidades. Dessa forma, é comum que os amigos relatem apenas os pontos positivos e o sucesso que tiveram durante suas relações. Falar sobre os relacionamentos mal sucedidos pode desencadear julgamentos indesejáveis nesse meio social.

A Ansiedade de Performance.

O jovem, em meio a essas influências, cria então uma grande expectativa em relação à própria atuação, ao explorar um território ao qual não domina e ainda garantir a satisfação da parceira/o. No aspecto biológico, esse estado apreensivo da mente, composto pelo estresse, a ansiedade e o medo da frustração, liberam dopamina no sangue. Esse hormônio, por sua vez, aumenta a irrigação de sangue no corpo todo, diminuindo o fluxo que deveria estar indo diretamente para o pênis, causando, assim, a impotência. 

Como tratar a disfunção erétil em jovens?

Todo homem pode passar por episódios de disfunção erétil de acordo com o contexto em que se encontra. No entanto, se essa situação for frequente, o indicado é explorar melhor o que pode estar acontecendo. O tratamento recomendado inclui o acompanhamento de um psicólogo e de um urologista. O primeiro, irá tratar da Ansiedade de Performance, ajudando o jovem a compreender quais suas expectativas e como lidar com elas. Já o segundo profissional irá verificar se não há mesmo nenhum desequilíbrio biológico causando tal quadro, além de orientar mais informativamente sobre o sexo e seus desdobramentos.

A disfunção erétil não costuma ser um problema grave entre os jovens. Contudo, é preciso disposição e abertura para tratá-lo com sinceridade e responsabilidade. 

A Urobrasil é especializada em Urologia. Lá, você pode encontrar os profissionais mais capacitados para lidar com essa e outras questões. Não perca tempo e agende agora mesmo uma consulta com um de nossos urologistas!

Mais sobre este assunto

Tratamentos para o câncer de próstata

Tratamentos para o Câncer de Próstata

Tratamentos para o câncer de próstata incluem vigilância ativa, cirurgia, radioterapia e terapias sistêmicas. Escolha a abordagem ideal com base no estágio da doença e sua saúde geral.

Prevenção do câncer de próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenir o câncer de próstata envolve uma alimentação saudável, exercícios regulares, redução do estresse e exames de rotina. Adote hábitos saudáveis e proteja sua saúde.

Novo número de WhatsApp

Informamos que a partir do dia 27/09/24, a Urobrasil passa a realizar o atendimento WhatsApp em um novo número. Salve em seus contatos:

(11) 4329-9423