Saúde do homem: Por que eles se cuidam menos que elas?

Os homens têm uma expectativa de vida menor e se consultam menos com médicos. Entenda os motivos e porque devemos buscar equiparar as diferenças entre a saúde do homem e da mulher.

Você sabia que, de acordo com pesquisas feitas pelo IBGE, o homem brasileiro vive, em média, sete anos a menos que a mulher? O sexo feminino tem uma expectativa de vida média de 80 anos, enquanto esse número cai para 73 anos para os homens. 

Ainda segundo o IBGE, as mulheres costumam se consultar mais com médicos. Em um estudo realizado em 2019, foi constatado que 82,3% das mulheres haviam ido a uma consulta médica no último ano, enquanto apenas 69,4% dos homens fizeram o mesmo

Por que essas diferenças tão grandes? 

Expectativas sociais e saúde

Desde que são pequenos, criamos os meninos para acreditarem que são super-heróis, e meninas para serem princesas. Não há nenhum problema nisso, mas precisamos nos atentar em relação a imagem que é criada a partir de então. Os meninos devem ser fortes, ágeis, resistentes e guerreiros, enquanto as meninas desempenham mais funções de cuidado, zelo e afetividade.

A ponte entre esses fatores e a saúde pode não ficar clara num primeiro momento, mas ela existe. Os meninos viram homens que têm uma certa aversão a admitir que também são frágeis, estão propensos a falhar e necessitam de cuidados. Ficar doente vira sinal de fraqueza, ter algum desequilíbrio vem atrelado a vergonha e não conseguir desempenhar bem o seu papel, criado a partir da expectativa que a sociedade tem sobre ele, pode ser compreendido por fracasso.

Esses são alguns motivos que levam os homens a postergar as consultas, os exames e o acompanhamento médico. Como se, ao evitar lidar com os problemas de saúde, sumissem também todas as mazelas. Mas nós sabemos que não é assim. Todos estamos suscetíveis a passar por alguma doença. Se esquivar da responsabilidade perante a nossa saúde não os tornará mais homens, e sim, mais propensos a sofrer.

Cuidar desde cedo

A medicina preventiva é uma área que busca antecipar possíveis complicações de saúde, de modo a tratá-las precocemente e evitar que o paciente passe por complicações mais sérias. As mulheres, por exemplo, estão acostumadas a frequentar o ginecologista desde muito cedo, de forma regular, para sempre se manter a par de como anda seu corpo. Já os homens, em sua maioria, não possuem o mesmo hábito.

Ensinar sobre o cuidado antecipatório desde pequeno pode ajudar na criação de homens que, no futuro, irão ficar mais atentos e respeitar melhor os sinais emitidos por seus corpos. Não irão fugir dos sintomas e estarão mais disponíveis para buscar ajuda e se cuidar. Isso afeta diretamente na sua expectativa e qualidade de vida, e deveria ser um objetivo comum de toda a sociedade.

A importância de um check-up regular

Fazer os exames de rotina como hemograma, eletrocardiograma, colesterol e glicemia, nos ajuda a criar um histórico de nossa saúde e entender melhor quando algo desanda. Especialmente para o homem, é importante fazer um acompanhamento constante com um urologista, para conferir se tudo está realmente bem.

A seguir, iremos listar as principais doenças que acometem a saúde do homem:

  1. Câncer de pele;
  2. Câncer de próstata;
  3. Câncer no testículo;
  4. Câncer no pulmão;
  5. Doenças hepáticas;
  6. Doenças cardiovasculares.

Como vimos, são patologias sérias e agressivas. Melhor do que enfrentá-las é estar sempre em alerta para preveni-las da melhor forma.

Consulte um urologista

O médico especialista em Urologia é o responsável por cuidar especificamente da saúde do homem. Sua área de atuação é focada no sistema reprodutor masculino e sua relação com o restante do corpo. Assim, ele acaba sendo um médico com propriedade para orientar o paciente, caso algo esteja estranho, ou precise do auxílio de um profissional de outra área.

Os urologistas atendem desde crianças até pacientes de terceira idade. Quanto antes e mais constante esse acompanhamento for feito, mais informações você terá e, consequentemente, estará mais protegido contra as doenças. 

Não deixe para depois, comece agora mesmo a se cuidar. A Urobrasil é especializada em Urologia e conta com os melhores profissionais da área. Agende sua consulta e acompanhe sua saúde de perto, para ter mais qualidade de vida.

Mais sobre este assunto

Tratamentos para o câncer de próstata

Tratamentos para o Câncer de Próstata

Tratamentos para o câncer de próstata incluem vigilância ativa, cirurgia, radioterapia e terapias sistêmicas. Escolha a abordagem ideal com base no estágio da doença e sua saúde geral.

Prevenção do câncer de próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenir o câncer de próstata envolve uma alimentação saudável, exercícios regulares, redução do estresse e exames de rotina. Adote hábitos saudáveis e proteja sua saúde.

Novo número de WhatsApp

Informamos que a partir do dia 27/09/24, a Urobrasil passa a realizar o atendimento WhatsApp em um novo número. Salve em seus contatos:

(11) 4329-9423