Garanta um sistema urinário saudável nos dias de verão!

O verão é a estação da alegria, sol e diversão, mas também é o momento em que a incidência de infecções urinárias tende a aumentar. O calor, a umidade e as atividades ao ar livre podem criar condições ideais para o desenvolvimento de bactérias que causam essas infecções desagradáveis. Confira algumas dicas para ajudar você a prevenir o problema durante a estação mais quente do ano!

Beba bastante água! A desidratação pode aumentar o risco de infecção urinária. Mantenha-se bem hidratado ao longo do dia para ajudar a eliminar possíveis bactérias do trato urinário.

Após um mergulho refrescante, troque sua roupa de banho molhada o mais rápido possível. Permanecer com trajes de banho úmidos por muito tempo pode criar um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias.

Evite retenção de urina por muito tempo, pois isso pode permitir que as bactérias se multipliquem. Certifique-se de esvaziar a bexiga sempre que sentir vontade e garanta uma higiene adequada após usar o banheiro, para evitar a contaminação da área.

Dê preferência ao uso de roupa íntima de algodão, evitando tecidos sintéticos e modelos “colados” ao corpo que abafem a região. Outra dica é manter o ritmo intestinal regular, pois longos períodos de constipação permitem a proliferação bacteriana pela presença de fezes ressecadas na ampola retal.

No verão, aproveite ao máximo o clima agradável e as atividades ao ar livre, mas não descuide da sua saúde urinária. Se você suspeitar de uma infecção urinária ou se estiver propenso a infecções recorrentes, agende uma consulta conosco na Urobrasil. Nossos especialistas em urologia podem oferecer orientações personalizadas e soluções para manter sua saúde urinária em perfeitas condições.  Seu bem-estar é nossa prioridade!

Conteúdo do artigo

Mais sobre este assunto

Pedra nos rins

Mitos e verdades sobre pedras no rim

É hora de separar o que é real do que é só boato e entender melhor essa condição que causa tanto desconforto e dúvidas. Vamos entender a seguir os principais mitos e verdades sobre o assunto!