A infecção do trato urinário (ITU) é uma das causas mais comuns de infecção na população geral, principalmente em mulheres, devido a menor extensão anatômica da uretra, e a maior proximidade entre a vagina e o ânus. Dados do SUS-BH mostram que mais de 50% das brasileiras terão um episódio sintomático durante a vida. 

 

Afinal, o que é a infecção urinária?

 

A infecção urinária é qualquer infecção por microorganismos que acomete o trato urinário. Na grande maioria dos casos são as bactérias que habitam naturalmente o trato intestinal que causam o problema.

Dependendo da estrutura acometida, a infecção pode ter diferentes nomenclaturas, como: uretrite (uretra), cistite (bexiga) ou pielonefrite (rins).

Apesar de acometer mais as mulheres por conta de características anatômicas, principalmente durante a menopausa, quando as taxas de estrógeno – hormônio que protege o trato urinário –  diminuem,  homens também podem ter a doença. Diabéticos também precisam se atentar a possíveis sintomas, pois têm mais chances de adquirir ITU. 

 

É possível pegar infecção urinária de outra pessoa?

 

A infecção urinária não é uma doença contagiosa, ela pode ser ocasionada devido a baixa frequência miccional, deslocamento de bactérias, cálculos renais, e até quando não existe higiene íntima após as relações sexuais.

Porém, é preciso atenção: o ato sexual pode funcionar como porta de entrada para bactérias que causam a infecção urinária. Manter uma boa higiene antes e após o sexo, e esvaziar a bexiga depois da relação sexual, são medidas que auxiliam na prevenção do problema.

 

Quais são os sintomas da ITU?

 

Os sintomas dependem da região afetada pela bactéria, mas, no geral, são: dor ou ardência ao urinar; urgência para esvaziar a bexiga; aumento da frequência do desejo de urinar; dor na parte inferior do abdome; alteração do odor, aspecto e cor da urina.

 

Como é o tratamento para infecção urinária?

 

Ao notar alguns dos sintomas citados, é importante logo consultar um urologista para detectar a gravidade da infecção. No consultório, o especialista irá avaliar o histórico e sintomas do paciente, além de solicitar um exame de urina.

O tratamento é feito com antibióticos, mas só o profissional poderá determinar a dosagem e tempo corretos da medicação.

 

Quer marcar uma consulta com um de nossos urologistas? É fácil e rápido, e você pode fazer isso pelo WhatsApp, telefone ou site.