Como eliminar pedra nos rins com abacaxi: Isso existe?

Você está na sua casa, assistindo TV, sentado no sofá, bem tranquilo, quando sente uma fisgada. Uma dor aparece repentinamente na lateral do corpo, causando um reflexo de contração automática. Esse incômodo pode ser repentino ou evoluir para uma dor intensa. De qualquer modo, o seu sinal de alerta se acende: alguma coisa está errada.

Na atualidade, a maioria das pessoas busca o Google antes de um médico, para consultas preliminares. Você descreve o que está sentindo, como é a dor, onde ela está localizada, e a ferramenta de busca te entrega uma lista de possibilidades. Lendo as descrições, você conclui que, provavelmente, está com pedra nos rins. E agora, como se livrar disso?

Não faltam opções prometendo a cura milagrosa! Em uma busca rápida, você se depara com uma quantidade absurda de receitas caseiras e naturais que deixariam a Ana Maria Braga com inveja: suco de melancia, limão, melão, chá de quebra-pedra, de chapéu-de-couro, de salsa e até mesmo abacaxi com Coca-Cola! 

Mas será que elas funcionam mesmo?

O que é uma pedra ou cálculo renal?

Primeiro, é bom entender o que é de fato essa pedra. O cálculo renal é um acúmulo endurecido de sais naturalmente presentes na urina. Por diversos fatores, essas formações podem se movimentar pelo trato urinário. Na maioria das vezes, o paciente não sente esse deslocamento e as pedras conseguem ser eliminadas na própria urina. Porém, quando as pedras atingem certo diâmetro, podem acabar obstruindo parcial ou totalmente um ureter – canal muscular que liga os rins a bexiga – e causando muita dor.

Abacaxi serve para eliminar pedra nos rins?

Todo mundo quer achar uma saída fácil e o mais indolor possível quando está com um problema de saúde. Mas, nem sempre é possível apelar para soluções caseiras. Quando nos voltamos aos especialistas, às pesquisas na área médica e à ciência, descobrimos que, depois de formada, a pedra no rim dificilmente irá se desfazer após a ingestão de um suco ou um chá.

Dessa forma, ao surgir dúvidas sobre o quadro, o mais indicado é buscar por um urologista e seguir suas recomendações. O médico é o profissional capacitado para entender todos os detalhes específicos do seu problema e definir qual o melhor método de ação para resolvê-lo. Através de exames adequados, ele vai conseguir fechar seu diagnóstico com propriedade e sem colocar sua saúde em risco.

O abacaxi não ajuda em nada então?

Mais ou menos. Ele não serve para ajudar na eliminação da pedra, mas, assim como outros alimentos, pode servir para preveni-la. Listamos abaixo alguns hábitos alimentares que você pode adotar para evitar desenvolver um cálculo renal:

  • Beba muita água (quando possível, com limão);
  • Diminua o consumo de sal;
  • Controle a ingestão de proteína de origem animal;
  • Coma mais frutas cítricas (incluindo o abacaxi);
  • Diminua a frequência da ingestão de chocolate, derivados de soja, grãos, chá preto e espinafre.

Procure um urologista

Ao invés de buscar por soluções incertas pela internet, o ideal é ir atrás de um especialista com qualificação pertinente para te ajudar a superar essa questão. Como dito, o urologista é o médico que trata dos casos de pedra nos rins e outras patologias do trato urinário.

A Urobrasil é especializada em Urologia e conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados. Você pode marcar uma consulta tanto presencial, quanto online, conversar com um de nossos médicos e descobrir como restabelecer sua qualidade de vida. 

Atrelado à tecnologia de ponta e acompanhando as descobertas mais recentes, a Urobrasil está à disposição para te ajudar a encontrar o melhor tratamento para o seu quadro.

 

Dr. Alex Elton Meller

Formado em Medicina pela UNIFESP, com residência em Urologia pela mesma instituição, o Dr Alex Meller atua como diretor clínico da Urobrasil desde de 2010, e tem diversas contribuições significativas na área de urologia, sendo algumas delas como:

Médico assistente da Disciplina de Urologia da UNIFESP – Escola Paulista de Medicina
Vice-chefe do setor de Endourologia e Litíase Renal da Disciplina de Urologia – UNIFESP/EPM
Delegado representante do Brasil na Sociedade Mundial de Endourologia (Endourological Society) entre os anos de 2018 a 2021
Coordenador do setor de Endourologia e Litíase Renal da Sociedade Brasileira de Urologia na Gestão 2016/2017
Autor de artigos científicos, capítulos de livros e palestras em Endourologia e Cálculo Renal
Membro do corpo clínico dos mais renomados hospitais de São Paulo

Mais sobre este assunto

Novo número de WhatsApp

Informamos que a partir do dia 27/09/24, a Urobrasil passa a realizar o atendimento WhatsApp em um novo número. Salve em seus contatos:

(11) 4329-9423