Nosso corpo é um sistema complexo que requer cuidados constantes, especialmente quando se trata da saúde dos nossos rins. No dia a dia, diversos hábitos que, inicialmente, podem passar despercebidos, afetam de forma negativa esses órgãos essenciais a curto, médio e longo prazo. Conheça alguns deles a seguir e comece a evitá-los hoje mesmo.

 

O consumo excessivo diário de sal é um dos principais vilões. Uma dieta rica em sódio pode sobrecarregar os rins, dificultando seu trabalho de filtragem adequada e aumentando o risco de doenças renais. A quantidade diária recomendada pela Organização Mundial Saúde e Sociedade Brasileira de Hipertensão deve ser de 5 gramas de sal, o que representa 2 gramas de sódio.

 

Além disso, a falta de hidratação adequada é um hábito comum que pode impactar negativamente a saúde renal. A água é essencial para manter a função renal adequada, e a desidratação crônica pode levar a problemas sérios. Busque consumir, ao menos, 2l de água por dia.

 

Outro hábito prejudicial é o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. O álcool pode causar desidratação e interferir na capacidade dos rins de filtrar resíduos do sangue. Já o tabagismo é um fator de risco conhecido para várias doenças renais, incluindo câncer renal. 

 

Por fim, o sedentarismo também pode contribuir para problemas renais, pois a falta de atividade física pode levar ao ganho de peso e aumentar a pressão arterial, afetando a saúde dos rins. 

 

Conheça nosso programa Linha de Cuidado para Litíase

 

Na Urobrasil, estamos aqui para te ajudar a manter seus rins saudáveis. Com o programa Linha de Cuidado para Litíase, acompanhamos pacientes com pedras nos rins em todas as possíveis fases da doença, oferecendo suporte em momentos de dor, auxiliando com informações e orientações. Fale com a gente aqui.