A uretrite é uma condição que envolve a inflamação da uretra e pode afetar homens e mulheres, causando desconforto e exigindo atenção especializada. Compreender os sintomas, causas e tratamentos é crucial para garantir uma boa saúde urológica.

 

Os sintomas da uretrite podem variar, incluindo dor ao urinar, aumento da frequência urinária, corrimento e desconforto genital. Esses sinais podem indicar uma infecção bacteriana, viral ou, em alguns casos, serem associados a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

 

O diagnóstico é fundamental para determinar a causa específica e orientar o tratamento adequado. Exames laboratoriais e avaliação clínica são utilizados para identificar a origem da uretrite.

 

Para prevenir essa doença: use preservativos em todas as práticas sexuais para a prevenção de ISTs; mantenha uma boa higiene genital, lavando cuidadosamente a área genital com água e sabão neutro, e evitando duchas vaginais ou produtos perfumados que possam irritar a uretra; urine após relações sexuais; mantenha uma boa hidratação; e faça exames de rotina para detecção precoce e tratamento de ISTs.

O tratamento costuma envolver o uso de antibióticos, antivirais ou medicamentos específicos, dependendo da causa. Ao notar qualquer um dos sintomas citados, não hesite em consultar um urologista.