Saiba os principais mitos e verdades sobre pedras nos rins

 

Hoje trouxemos um assunto que gera muitas dúvidas: as pedras nos rins. É hora de separar o que é real do que é só boato e entender melhor essa condição que causa tanto desconforto e dúvidas. Vamos entender a seguir os principais mitos e verdades sobre o assunto!

 

Apenas a ingestão de cálcio causa pedras nos rins. Verdade ou mentira?

 

Verdade e mentira! O cálcio em excesso pode contribuir para a formação de pedras, mas muitas vezes, são outros fatores, como desidratação, dieta rica em oxalato ou condições médicas específicas, que desencadeiam o problema. 

 

Água demais pode causar pedras nos rins.

 

Isto é um mito! A ingestão adequada de água é fundamental para prevenir a formação de pedras nos rins. A água ajuda a diluir substâncias na urina, diminuindo a chance de cristalização e formação das pedras.

 

Todas as pedras nos rins causam sintomas óbvios. 

 

Mentira! Algumas pedras podem ser silenciosas e passar despercebidas até que se movam e causem obstrução, levando a sintomas como dor intensa nas costas, sangue na urina e desconforto ao urinar.

 

Quem teve pedras nos rins uma vez nunca mais terá. Isso é verdade?

 

Infelizmente, essa é uma mentira. Uma vez que você teve pedras, está mais propenso a tê-las novamente. No entanto, adotar hábitos saudáveis, como manter-se hidratado e seguir orientações médicas, pode reduzir o risco de recorrência.

 

Na Urobrasil, estamos aqui para ajudar você a cuidar da sua saúde renal. Se você tem dúvidas sobre pedras nos rins, quer preveni-las ou já enfrentou esse problema, estamos prontos para oferecer orientações personalizadas e tratamentos adequados. 

 

Aproveite também para conhecer nossa Linha de Cuidado para Litíase, um programa que foca no acompanhamento de pacientes em todas as possíveis fases da doença, oferecendo suporte em momentos de dor, auxiliando com informações e orientações. Fale com a gente aqui.