Você sabia que pessoas com Síndrome de Down, condição genética causada pela presença total ou parcial de uma terceira cópia do cromossomo 21, podem apresentar alguns desafios específicos relacionados à saúde urológica? É fundamental compreender esses aspectos para proporcionar um cuidado adequado e personalizado.

 

Indivíduos que possuem esta condição podem enfrentar uma maior incidência de problemas urológicos, como infecções urinárias, devido a possíveis anomalias anatômicas e diferenças no controle da bexiga; e incontinência urinária, por conta de desafios no controle do esfíncter ou fraqueza dos músculos do assoalho pélvico.

 

Além disso, pessoas com Síndrome de Down têm uma maior suscetibilidade a certas condições de saúde, como diabetes e hipotireoidismo, que podem indiretamente afetar a saúde urológica. Problemas congênitos, como a presença de duplicidade renal, também são mais comuns.

 

É importante ressaltar que cada pessoa com Síndrome de Down é única, e a gravidade e a presença de problemas urológicos podem variar significativamente. Em todo caso, o diagnóstico precoce e o acompanhamento médico regular e especializado são fundamentais para garantir a qualidade de vida e um tratamento adequado para qualquer condição que possa aparecer.

 

Nossa equipe de profissionais da Urobrasil está comprometida em fornecer um atendimento inclusivo, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento eficaz! Agende uma consulta pelo WhatsApp