Hoje é o Dia Mundial do Combate ao Câncer Infantil, um momento para aumentar a conscientização sobre diversas formas da doença, incluindo o câncer urológico, que pode afetar as crianças. Embora seja menos comum do que em adultos, esse tipo da doença nos pequenos pode ser desafiador e requer atenção especial.

 

Os tipos mais comuns de câncer urológico em crianças são: o tumor de Wilms (um tipo de câncer renal), câncer de bexiga e rabdomiossarcoma da bexiga ou próstata. Esses cânceres, embora raros, podem apresentar sintomas como dor abdominal persistente, presença de sangue na urina, inchaço abdominal e dificuldade em urinar.

 

A conscientização precoce sobre os sintomas é fundamental para um diagnóstico rápido e preciso. Os responsáveis devem estar atentos a qualquer sinal incomum e buscar orientação médica caso percebam algo diferente na saúde urinária de seus filhos. Quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de um tratamento eficaz e melhores prognósticos.

 

O tratamento para câncer urológico em crianças geralmente envolve diferentes abordagens, dependendo do tipo da doença e quadro de saúde geral do paciente. É importante garantir não apenas o tratamento físico, mas também o apoio emocional tanto para a criança quanto para a família durante todo o processo.

 

Na Urobrasil, entendemos a importância de abordar o câncer urológico em todas as idades, e nosso objetivo é garantir o melhor cuidado possível, ajudando as crianças a enfrentarem essa jornada com apoio e esperança. Agende uma consulta com nossos especialistas para saber mais.