O mais comum quando se nota sangue na urina é associar este problema aos rins ou no trato urinário em geral. Juntamente com este sinal, que pode aparecer como urina rosada ou fios de sangue no líquido, algumas pessoas sentem também dores ao ir no banheiro.
Alguns casos não são preocupantes, por exemplo, o aparecimento de sangue devido ao excesso de exercícios – geralmente desaparece em 24 horas. Outra situação que não é alarmante tem a ver com alimentos que possuem colorantes vermelhos – beterraba é um deles, ou ao ingerirmos certos medicamentos, como Novalgina.
Continue lendo e saiba mais sobre o que pode estar causando este sintoma que merece atenção.
Principais causas do aparecimento de sangue na urina
Infecção urinária
Para identificar a infecção urinária, saiba que ela provoca vontade frequente de urinar, seguida de dor e sensação de peso na região inferior do abdômen. Ao sentir estes sintomas, os pacientes devem procurar um médico urologista, pois o tratamento é feito com antibióticos e alguns casos podem ser mais graves necessitando de exames para orientação adequada do tratamento.
Pedra nos rins
As pedras ou cálculos são mais comuns em adultos e podem causar dor lombar intensa e incapacitante, além de náuseas, vômitos, febre e sangue na urina o que torna essa doença um caso de urgência. Portanto, caso apresente esses sintomas, dirija-se rapidamente a um pronto-socorro.
Remédios
Medicamentos anticoagulantes, como Varfarina ou Aspirina, podem causar sangramento na urina, principalmente em pacientes idosos. Isso pode acontecer devido a alteração na coagulação sanguínea, portanto, consulte um médico para reavaliar a receita.
Câncer
Sim, infelizmente este também pode ser um alerta para o câncer renal, câncer de bexiga ou câncer de próstata. Mais comuns em homens, o sintoma pode ser acompanhado de incontinência urinária, urgência, dor e dificuldade para urinar e perda de peso. Procure um médico e faça todos os exames necessários para eliminar qualquer dúvida sobre o diagnóstico.
Sangue na urina na gravidez
Ao mesmo tempo que o sangue presente na urina das grávidas pode ser uma simples infecção urinária, o sangramento também pode ter origem na vagina, indicando problemas mais graves, como descolamento da placenta, o que deve ser tratado o mais rápido possível.
Sangue na urina do recém-nascido
Geralmente os pais não têm motivos para se preocuparem com este sintoma nos recém-nascidos, pois podem ser possíveis cristais de urato na urina. Mas, se o sangue não desaparecer após 2 ou 3 dias, o pediatra deve ser consultado para investigar o que pode estar acontecendo.
Conclusão
Em todos os casos, o urologista é o médico ideal para sanar dúvidas e encaminhar para o melhor tratamento. Dê atenção a esses sangramentos se eles não pararem em 48 horas, se vierem acompanhados de febre, vômitos, dor intensa, dificuldade ao urinar e incontinência.
Para diagnosticar com precisão, pode ser necessário realizar exames diagnósticos específicos para cada caso.
Nós, da Urobrasil, temos uma equipe competente para cuidar de cada paciente, seja qual for o diagnóstico. Entre em contato pelo telefone ou WhatsApp e agenda sua consulta.
Para essa e mais dicas, fique de olho em nossas redes sociais.