Os cálculos urinários, popularmente conhecido como “pedra nos rins “ é uma condição muito comum na população. A temida “cólica renal” é uma das principais causas de procura por atendimento médico em serviços de urgência e emergência devido ao quadro de dor de forte intensidade que o paciente pode experimentar.

A litíase urinária pode acometer homens, mulheres e crianças sendo mais comum no sexo masculino na proporção de 2 homens :1 mulher. Fatores relacionados a hábitos alimentares, alterações genéticas, infecções urinárias e ingesta hídrica estão diretamente relacionados a formação de cálculos urinários.

As “pedras” ou cálculos são geralmente formadas no interior do sistema coletor de urina localizado nos rins onde podem permanecer assintomáticas por longo período sendo muitas vezes diagnosticados através de exames de imagem rotina.

A “cólica renal” acontece quando ocorre a migração desses cálculos para o ureter que é a estrutura que leva a urina produzida nos rins para bexiga. Geralmente causa dor do tipo cólica de forte intensidade que não melhora com analgésicos comuns levando o paciente a serviços de emergência para analgesia intravenosa.

O tratamento dos cálculos urinários depende de vários fatores como: localização dos cálculos, tamanho, presença de infecção associada entre outros. Observação clínica, cirurgias endoscópicas, terapia medicamentosa, litotripsia extracorpórea são alguns dos tratamentos disponíveis para o tratamento dessa patologia.

É fundamental a avaliação e seguimento com médico urologista para o diagnóstico e tratamento adequado.

 

Médico responsável: Dr. Thiago Seiji | CRM 126579