Os cuidados com a saúde sexual são fundamentais, e na Urobrasil, estamos comprometidos em fornecer informações essenciais para a prevenção e tratamento adequado de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Confira quais são as três ISTs mais comuns e seus tratamentos.

 

Clamídia

 

A clamídia é uma das ISTs mais frequentes, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Pode afetar tanto homens quanto mulheres e, se não tratada, pode levar a complicações sérias. Em muitos casos, a doença pode ser assintomática, porém quando apresenta sintomas, costumam ser dores ao urinar, aumento de micção e secreção fluida na uretra. O tratamento geralmente envolve antibióticos prescritos por um urologista, e é crucial realizar o tratamento completo para evitar reinfecções.

 

Gonorréia

 

A gonorréia é outra IST comum, causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Os sintomas podem variar, e muitas vezes a infecção é assintomática. O tratamento envolve o uso de antibióticos, mas a resistência a esses medicamentos está aumentando, tornando a prevenção e a detecção precoce ainda mais importantes.

 

Herpes genital

 

O herpes genital é uma infecção viral que causa feridas dolorosas e bolhas na região genital. Embora não haja cura, medicamentos antivirais podem controlar os sintomas e a frequência das crises, permitindo uma vida mais confortável para quem sofre com o vírus.

 

Sífilis

 

A sífilis caracteriza-se por diferentes estágios e pelo alto risco à saúde em casos de progressão da doença. Os sintomas iniciais incluem feridas nas áreas genital, anal ou oral, seguidas por erupções cutâneas, febre, manchas na pele e mal-estar. Se não tratada, a sífilis pode progredir para estágios mais graves, afetando o sistema nervoso e causando risco de morte. O tratamento eficaz envolve a administração de antibióticos, como penicilina, sendo crucial a detecção precoce para prevenir complicações.

Prevenir é sempre a melhor opção, e a melhor maneira de fazê-lo é através da educação, uso de preservativos e consultas regulares com um urologista. Na Urobrasil, estamos aqui para ajudar. Agende sua consulta conosco e garanta uma saúde sexual saudável e segura. Sua prevenção é o nosso compromisso!