Fevereiro é o mês dedicado à conscientização sobre diversas condições, incluindo o Alzheimer, uma doença que afeta não apenas a memória, mas que também tem impactos significativos na saúde urinária. Para muitos pacientes e cuidadores, essa questão pode ser desafiadora, mas há maneiras de preservar a qualidade de vida de quem convive com ela.

 

O Alzheimer pode influenciar a saúde urinária devido à perda de controle motor e cognitivo. Problemas como incontinência urinária, dificuldade em reconhecer a necessidade de usar o banheiro, e dificuldade de comunicação para expressar essa necessidade são comuns. Esses desafios podem aumentar a vulnerabilidade à infecções do trato urinário e outras complicações.

 

Manter uma rotina regular de idas ao banheiro pode ajudar a minimizar a incontinência e situações constrangedoras. Além disso, utilizar uma comunicação simples pode ajudar o paciente a entender a necessidade de ir ao banheiro. Realizar a instalação de barras de apoio, adaptar o vaso sanitário e investir em fraldas também pode facilitar o dia a dia.

 

É essencial lembrar que cada paciente é único, e a busca por soluções individualizadas e o apoio de profissionais de saúde são fundamentais para lidar com essas questões de forma eficaz.

 

Na Urobrasil, estamos comprometidos em oferecer orientações e suporte para pacientes com Alzheimer e seus cuidadores, através de informações e assistência especializada, visando melhorar a qualidade de vida de todos os nossos pacientes.

Agende sua consulta aqui