Não é possível prever o futuro da nossa saúde, mas um estilo de vida saudável pode ser determinante para prevenir muitas situações indesejadas. Com a nossa bexiga não é diferente! Existem, sim, boas práticas que podem nos ajudar a garantir a longevidade do bom funcionamento desse órgão tão importante para a nossa qualidade de vida e bem-estar emocional. Vamos conferir algumas delas?

Mantenha-se hidratado e evite infecções: funciona!

A infecção na bexiga é o tipo de problema mais comum com o trato urinário. Porém, aumentar o consumo de água pode reduzir essas ocorrências pela metade, pois ajuda a expulsar as bactérias que tentam se instalar ali.

Não fume: o tabaco tem uma relação intrínseca com problemas de bexiga

Um levantamento realizado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), em parceria com o Hospital das Clínicas da FMUSP, mostrou que 65% dos homens e 25% das mulheres com tumores de bexiga apresentavam histórico de tabagismo. Isto acontece porque muitas substâncias nocivas do cigarro são absorvidas e eliminadas pela urina, afetando o sistema genito-urinário. E mesmo que você não chegue a desenvolver um câncer, problemas como infecções e incontinência urinária também são favorecidos pelos componentes do tabaco.

Urine após as relações sexuais

Estudos indicam que fazer xixi depois do sexo reduz em até 80% os riscos de uma infecção urinária ou de bexiga. Isto porque a urina “lava” a uretra, expulsando as bactérias que possam ter entrado, além de diminuir o contato da área íntima com secreções que também possam causar outros problemas.

Mulheres: atenção com a limpeza íntima após a evacuação

Nas mulheres, quando uma infecção urinária ocorre, em grande parte das vezes, a bactéria Escherichia coli, que habita o intestino, é a culpada. Por isso, é tão importante fazer corretamente a higiene íntima: limpando sempre da vagina em direção ao ânus. Fale com o seu médico em caso de dúvidas!

Atitudes muito simples, mas que podem fazer toda a diferença! O que achou da nossa seleção? Se gostou, compartilhe nas suas redes e nos ajude a levar informação entre os seus amigos!

Fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/pesquisa-do-instituto-do-cancer-mostra-que-65-dos-homens-com-cancer-de-bexiga-tem-historico-de-tabagismo/