No Dia Mundial do Diabetes, é importante destacar como essa doença pode afetar a saúde em diversas áreas do corpo, incluindo o sistema urinário, principalmente os rins. O diabetes é uma doença que afeta milhões de pessoas, a patologia é caracterizada por altos níveis de glicose no sangue devido a problemas na produção de insulina. 

 

O diabetes pode causar diversas complicações no sistema urinário, como a nefropatia diabética, que danifica os rins, podendo levar à insuficiência renal. Além disso, aumenta a propensão a infecções urinárias devido ao excesso de glicose na urina, e disfunções da bexiga, resultando em desconforto recorrente e, até mesmo, incontinência urinária


Pacientes com diabetes mal controlado também têm mais chances de desenvolver disfunção erétil, uma vez que a hiperglicemia pode danificar os vasos sanguíneos que fornecem sangue ao pênis; e balanopostite, condição caracterizada por uma inflamação simultânea na glande e no prepúcio. O controle glicêmico e o monitoramento são cruciais para minimizar todos esses impactos na saúde urinária.

 

É crucial que as pessoas com diabetes estejam cientes dos riscos e garantam a implementação de algumas medidas preventivas na rotina, como o controle glicêmico, monitoramento médico regular e estilo de vida saudável, com boa alimentação, hidratação e realização de atividades físicas frequentemente. 

 

Não deixe de entrar em contato conosco para obter mais informações, a Urobrasil oferece suporte, orientação e cuidados especializados aos pacientes!