Conhecido por sua dor intensa, o cálculo renal pode causar vários transtornos. Além do desconforto na região lombar até partes inferiores do abdome, há casos de vômitos e pessoas que ficam sem posição, tamanha a dor. De acordo com portal do médico e cientista Drauzio Varella, cerca de 10% das pessoas terão uma ou mais crises durante suas vidas. Quantos aos que tiveram e já eliminaram a pedra, há 50% de chance de apresentar um novo caso nos cinco ou sete anos seguinte.

O que é cálculo renal, afinal?

São cristais acumulados na urina que endurecem nos rins ou nas vias urinárias, tornando-se as chamadas pedras. Há quatro tipos de cálculos renais, que são diferenciados por suas formações e características. Os casos mais frequentes são os cálculos causados pela absorção exagerada de cálcio, mas também existem casos de cálculos de cistina, cálculos de estruvita e cálculos de ácido úrico.

Quais são as causas?

O consumo exagerado de alimentos embutidos, sal, refrigerantes, macarrão instantâneo e outros que contenham alto teor de sódio podem favorecer o aparecimento do cálculo renal. O excesso de sódio no organismo faz com que o cálcio na urina se endureça, tornando-as chamadas pedras (ou cristais) nos rins.

Quais são os sintomas e como é o diagnóstico?

A dor abdominal e lombar intensa é a principal característica. Além do desconforto causado pela dor, outros sintomas são vômito e febre, sangue na urina, excesso na necessidade de urinar e infecções na urina. O diagnostico pode ser comprovado por meio de Raio X, ultrassom ou urografia excretora.

Como é o tratamento?

Durante as crises, é indicado procurar um médico e somente usar medicamentos consultados por ele, como analgésicos e anti-inflamatórios potentes para aliviar o desconforto.

A Litotripsia é uma das maneiras de fragmentar cristais por meio de choques para que sejam eliminadas na urina de maneira mais fácil.

Dependendo do caso, a cirurgia percutânea retira o cálculo dos rins através do endoscópio, assim como a Ureteroscopia, que remove os cálculos localizados no ureter.

Caso estiver eliminando um cálculo durante a urina, use um filtro de papel, colha a amostra e leve-a para o médico para analisar a composição da pedra, assim ele indicará o tratamento mais adequado.

 

Como evitar o cálculo renal?

A principal maneira de evitar o aparecimento de pedras é o beber muita água frequentemente. O indicado seria de dois a três litros por dia. Evite o excesso de ingestão de alimentos ricos em proteínas e cálcio.

Lembre-se: nunca se automedique. Caso tenha os sintomas citados e dor intensa na região da lombar e abdome, procure um médico.

 

Fonte: Drauzio Varella/HuBrasília/ Saúde Abril