A perda involuntária de urina, conhecida como incontinência urinária, é um desafio que muitos pacientes enfrentam com constrangimento e vergonha, podendo resultar em isolamento social e interrupção de atividades cotidianas. A necessidade de utilizar o banheiro constantemente é um dos principais motivos que causa desconforto nos pacientes, além do receio em relação ao odor gerado pela urina.

No cotidiano, ações como dar risada, abaixar, tossir ou espirrar podem desencadear escapes para aqueles com incontinência urinária de esforço, criando um nervosismo constante em situações sociais comuns. Por essa razão, a saúde mental sofre um impacto significativo, especialmente em casos de grande perda de urina

Entre as principais causas de perda involuntária de urina podemos citar: infecção urinária ou vaginal, consequências de algumas cirurgias, constipação intestinal, fraqueza nos músculos pélvicos, obstrução da uretra por aumento da próstata, lesões na coluna e efeito colateral de medicamentos.

É essencial compreender que a incontinência é uma condição tratável. Existem diferentes métodos de tratamento, incluindo o uso de medicamentos, realização de fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia, variando de acordo com o tipo de incontinência. Embora a vergonha possa dificultar o diagnóstico precoce, o tratamento permite uma vida plena e sem constrangimentos.

Se você sofre com a incontinência urinária, não hesite em garantir a sua qualidade de vida. Conte com o auxílio dos profissionais Urobrasil agendando uma consulta através do WhatsApp