O verão vem aí e, com a sua chegada, a incidência de pedras nos rins (também conhecida como litíase) aumenta consideravelmente, tornando essencial reconhecer os sinais e sintomas que não podem ser ignorados, além de redobrar os cuidados de prevenção.

 

A dor intensa na região lombar é um dos sintomas mais comuns de pedra nos rins. Essa dor pode ser aguda e súbita, muitas vezes irradiando para o abdômen inferior. Junto à dor, podem ocorrer náuseas, vômitos, sangue na urina, suspensão ou diminuição do fluxo urinário.

 

Durante o verão, as altas temperaturas levam ao aumento da transpiração e, sem a hidratação adequada para suprir esse processo de perda de água natural do organismo, a desidratação pode levar à superconcentração de minerais que se acumulam, aumentando o risco de formação de pedras nos rins em até 30%. 

 

Manter-se bem hidratado é a chave para prevenir a formação de pedras nos rins. Consuma, ao menos, de 2 a 3 litros de água ao longo dos dias, especialmente naqueles mais quentes. Além disso, reduza o consumo de alimentos ricos em oxalato, como chocolate, nozes e espinafre, e controle o consumo de sal, que pode contribuir para a formação de cálculos renais.

Além disso, quem sofre com pedras nos rins pode contar com a Linha de Cuidado para Litíase da Urobrasil, um programa focado no acompanhamento de pacientes em todas as possíveis fases da doença, oferecendo suporte em momentos de dor, auxiliando com informações e orientações, além de um canal de atendimento para momentos de crises de cólica renal.


Não deixe que os sintomas passem despercebidos. Se você suspeitar de pedras nos rins não hesite em procurar orientação médica especializada. Quer saber mais sobre a nossa Linha de Cuidado para Litíase ou agendar uma consulta? Entre em contato com nosso time pelo WhatsApp, telefone ou site!