Essa é uma dúvida que acomete muitas pessoas, principalmente porque a próstata aumentada é uma das doenças mais frequentes nos homens. Neste artigo você vai descobrir se essa condição sempre indica câncer, principais causas, e quando você deve se preocupar.

 

O que ocasiona o aumento da próstata?

Apesar da causa exata do aumento da próstata ainda ser desconhecida, a Hiperplasia Benigna de Próstata (HBP), como também é chamada, acontece em quase todos os homens conforme eles envelhecem, e é um quadro bastante comum após os 50 anos de idade. Esta patologia resulta do crescimento anormal do número de células prostáticas, o que leva à compressão da uretra e respectivas queixas urinárias.

Não há um quadro clínico comum a todos os doentes, podendo coexistir diferentes sintomas. Os mais comuns são:

  • Aumento de volume da próstata sem obstrução significativa à passagem de urina pela uretra e ao esvaziamento da bexiga;
  • Fluxo urinário fraco;
  • Urgência para urinar;
  • Retenção ou ardência ao urinar;
  • Quadros de infecções urinárias de repetição;
  • Aumento da frequência de urinar à noite;
  • Necessidade de fazer esforço para urinar;
  • Não conseguir esvaziar completamente a bexiga;
  • Sangramento na urina;
  • Dor/sensação de peso abaixo do umbigo.

 

O que causa o aumento da próstata?

Como mencionamos anteriormente, não há um motivo exato para o crescimento anormal da próstata, mas alguns fatores relacionados ao envelhecimento e aos hormônios masculinos podem desempenhar um papel no crescimento dessa glândula.

Além disso, há ainda algumas condições de risco, como: ter diabetes ou doenças cardíacas; histórico familiar ou problemas na próstata; obesidade; ter mais de 50 anos; altos níveis de testosterona; dietas ricas em gorduras.

 

Afinal, próstata aumentada sempre indica câncer?

A condição não está relacionada ao câncer de próstata. Porém, é muito importante o acompanhamento médico para monitorar a evolução do crescimento da glândula e seus impactos na qualidade de vida do homem, uma vez que os sintomas podem ser bastante incômodos e levar a complicações, como infecção urinária e insuficiência renal.

 

Quando devo me preocupar?

Ao notar algum dos sintomas descritos acima, procure um urologista. Na consulta, o profissional irá avaliar a duração dos sinais, evolução ao longo do tempo e a repercussão do problema no dia a dia do paciente.

 

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico de Hiperplasia Prostática é realizado através do histórico do paciente, exame de toque retal e exames, como o de urina e sangue, que possibilita medir os níveis de PSA (antígeno prostático específico).

 

Qual é o tratamento para próstata aumentada?

A escolha do tratamento se baseia na gravidade dos sintomas e na possível presença de qualquer outra doença. Quando os sintomas são leves e moderados, normalmente o uso de medicamentos indicados pelo urologista é o suficiente.

Já nos casos em que paciente apresenta um quadro avançado de hiperplasia, ou na falência do tratamento à base de medicamentos, a cirurgia é o tratamento mais indicado para o problema. Neste caso, alguns fatores devem ser levados em conta na hora de decisão:

  • Idade do paciente;
  • Saúde;
  • Tamanho da próstata e impacto na qualidade de vida;
  • Outras doenças que o paciente possa ter.

Algumas mudanças de hábitos também podem ajudar na diminuição dos sintomas da patologia. Praticar exercícios físicos regularmente, evitar a ingestão de líquidos à noite, principalmente bebidas alcoólicas ou com cafeína, ir ao banheiro assim que sentir vontade e limitar o uso de descongestionantes ou anti-histamínicos são alguns deles.

Você se identificou com alguns dos sintomas descritos neste artigo? Não hesite em procurar ajuda profissional: quanto antes diagnosticada uma doença, mais chances de cura ela tem. Marque ainda hoje uma consulta com a gente pelo site, WhatsApp ou telefone.