Não existe uma idade certa para levar a criança ao urologista. Meninos e meninas, na infância e na adolescência, não estão livres de serem acometidos por alguma doença urológica, como anomalias no trato urinário e outros problemas relacionados.

No entanto, somente quando há algum sintoma grave, como febres, dor ao urinar e presença de sangue na urina, é que os pais decidem levar a criança ao especialista em doenças do trato urinário. Porém, a recomendação é que essa visita ao médico ocorra muito antes do aparecimento desses sinais, como forma de realizar o diagnóstico precoce.

Ou seja, não se deve levar a criança ao urologista, somente ao detectar alguma alteração. É possível buscar ajuda de um profissional antes disso, para prevenir o desenvolvimento das doenças comuns na infância e adolescência ou saber como agir mediante algumas situações, como a fimose e o desfralde. Além dessas situações, o pediatra que acompanha a criança poderá fazer uma avaliação geral e indicar a consulta a um especialista para o tratamento mais adequado.

 

No entanto, é necessário ficar de olho em alguns sintomas para o bem-estar do seu pequeno(a), como:

 

  • Volume excessivo de urina;
  • Sede excessiva;
  • Lesões nervosas, especialmente nas pernas;
  • A criança não pede para ir ao banheiro;
  • A criança não consegue segurar o xixi, principalmente fora de casa.

Estes sintomas podem indicar disfunção miccional, nascido com um defeito congênito ou anomalia anatômica. Mas em grande parte dos casos, o problema se desenvolve devido a comportamentos inadequados.

O tratamento deve ser de forma gradativa, começando pelos seguintes passos:

  • Levar a criança para fazer xixi a cada 2 ou 3 horas e antes de dormir, mesmo que ela não esteja com vontade;
  • Verificar se a criança está urinando na posição correta e se toda a urina saiu;
  • Não oferecer líquidos após às 20h.

 

Sintomas como febre e infecção urinária também podem representar refluxo vesicoureteral, porém, também pode significar sintomas de outras enfermidades, sendo assim necessária uma avaliação médica para receber o diagnóstico correto.

 

Ficou com dúvidas?

Agende já a sua consulta em nosso site, telefone ou WhatsApp!